Site icon DeFato Online

Maior festa de Conceição do Mato Dentro, Jubileu é feito on-line

Maior festa de Conceição do Mato Dentro, Jubileu do Senhor Bom Jesus é feita on-line

Foto: Memória de Conceição do Mato Dentro/Facebook

Realizado anualmente há mais de dois séculos, entre os dias 13 e 24 de junho, o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos foi feito de maneira on-line em 2021, assim como já havia sido no ano passado. O motivo, claro, não poderia ser outro: a pandemia do novo coronavírus. O evento, que já chegou a ser uma das maiores romarias do país, é a principal atração da cidade e costuma receber milhares de romeiros. Sua 234º edição se encerrou ontem (24).

Além das celebrações religiosas, o Jubileu também conta com barraquinhas, shows com artistas de renome nacional, procissão e um rodeio. Outra atividade que chamava a atenção era o encontro de cavaleiros vindos de várias partes da região, inclusive outros estados, o que fazia deste o maior encontro de cavaleiros do Brasil.

No entanto, o Decreto Municipal nº 087/2021, da Prefeitura de Conceição, cancelou todas estas atividades. Por isso, a solução foi apostar nas mídias sociais.

Os canais do Santuário Bom Jesus no Facebook e no YouTube transmitiram as missas durante os doze dias de celebração. Ao lado de fora da igreja, algumas pessoas puderam acompanhar os ritos, cumprindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. A Prefeitura Municipal, por meio do Instagram, postou algumas mensagens sobre o tema, como a que pode ser vista logo abaixo. A Rádio Bom Jesus, 98,7 FM também transmitiu os momentos do Jubileu.

O único ato realizado nas ruas foi uma procissão com a imagem do santíssimo, e que pôde ser acompanhada por alguns conceicionenses. Porém, algumas grades separavam os padres dos fiéis. Em condições normais, o evento costuma reunir cerca de 60 mil pessoas na cidade, quase o triplo da população do município.

Foto: Memória de Conceição do Mato Dentro/Facebook

Sobre o evento

O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos é a maior festa de Conceição do Mato Dentro e é realizada desde o ano de 1787. Nessa época, a cidade se transforma com a vinda de milhares de romeiros e com intensa movimentação de fiéis e de comerciantes que se instalam na colina do Santuário durante a festa, para agradecer ou implorar graças ao Bom Jesus.

A festa, embora tenha também conotação social e comercial decorrente do fluxo de romeiros e visitantes, conserva seu caráter religioso. Há missas e exposição do Santíssimo Sacramento durante 11 dias, sendo que no último a imagem sai em procissão.

O número de fiéis é tão grande que, no ano de 1844, o padre Bento Godim pediu ao Bispo de Mariana autorização para que todo sacerdote que aparecesse em Conceição do Mato Dentro, por ocasião do Jubileu, pudesse receber confissões e pregar. Ficaram assim asseguradas, aos milhares de visitantes, condições para que exercessem sua fé e devoção.

Exit mobile version