Com 530 votos favoráveis (73,5%), 180 votos contrários (24,9%), um nulo e 10 abstenções, os trabalhadores da Vale aprovaram o novo modelo de pagamento da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) em duas assembleias realizadas nessa terça-feira, 30 de janeiro, pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região.
A nova proposta apresentada pela empresa tem validade de um ano e basicamente muda o peso de distribuição nas participações. Esse modelo valoriza o resultado do negócio especifico: por exemplo, o resultado da produção de minério de ferro não terá influência em outros produtos, como o níquel, potássio, fertilizantes, dentre outros. Cada tipo de produção terá a sua PLR especifica, impedindo assim que os trabalhadores que mais produziram repartam o resultado com aqueles que menos produziram.
Além disso, a Vale pretende aumentar o valor a ser distribuído em 10,6%, fixando-o em 7,3% do valor da geração de caixa e que o painel de metas será valorizado, bonificando melhor quem mais pontua. Também propôs alteração na base de cálculo do gatilho, que passa a ser de 50% do FCO – IC (fluxo de caixa operacional menos investimentos corrente) orçado e não mais no lucro operacional liquido. Porém, será mantido o teto para recebimento de 7 salários.
Em clima de tranquilidade, as duas assembleias realizadas pela direção do Metabase foram bem avaliadas pelo presidente Paulo Soares de Souza. Devido à forte chuva no final da tarde, houve falta de energia no bairro Pará e a assembleia foi realizada no auditório da sede, onde também ocorreu a apuração dos votos, com a utilização de velas e lanternas.
A expectativa, segundo Paulo Soares, é que haja um crescimento no valor de pagamento da PLR no ano que vem, com os ajustes apresentados pela empresa.
“Foram assembleias tranquilas, mostramos o nosso ponto de vista aos trabalhadores. A proposta foi aprovada e de três em três meses a Vale apresenta o balanço do mercado e estaremos fiscalizando e fazendo os ajustes necessários para que a PLR chegue a 6,9 salários no ano que vem. Estamos confiantes e vamos trabalhar este ano para chegar ao nosso objetivo”, declarou o sindicalista.
[ngg_images source=”galleries” container_ids=”60″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”770″ gallery_height=”570″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”Galeria de fotos” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]
Pagamento atual
O pagamento da PLR referente ao ano de 2017, segundo Paulo Soares, está programado para acontecer a partir do dia 25 de fevereiro e pode variar de 6,5 a 6,6 salários.