O sonho de ter uma casa própria se tornou realidade para mais 500 famílias contempladas pelo Fabri Meu Lar – programa Casa Verde Amarela/FAR faixa 1, em Coronel Fabriciano. Nesta quinta-feira (26), o prefeito Dr. Marcos Vinicius (PSDB) recebeu o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, que vieram à cidade para a entrega das moradias populares no Residencial Buritis, no bairro São Vicente.
A cerimônia movimentou o Vale do Aço e foi prestigiada por prefeitos de cerca de 200 cidades de Minas, deputados federais e estaduais, autoridades, secretariado municipal e grande presença do público. O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, também participou do evento.
“Moradia digna e segura é um direito do cidadão. E nós, da gestão Novos Tempos, temos trabalhado desde 2017 para garantir a centenas de famílias que viviam em áreas de risco, estavam no aluguel social há décadas e outras tantas que cumprem os critérios do programa possuir a sua casa própria”, explicou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.
“O Residencial Buritis é resultado de muito esforço, planejamento e vontade política. Desde a década de 80, nenhum programa habitacional foi feito em Coronel Fabriciano. Hoje, completamos a entrega de um total de 788 moradias, beneficiando mais 3 mil pessoas”, completa. Dr. Marcos Vinicius.
Em seu discurso, o presidente agradeceu a recepção e lembrou que já era adulto quando a família conquistou a primeira casa própria. “Agradeço a recepção e a Deus pela missão de estar à frente do Executivo Nacional. Trabalho e sempre trabalhei pela população com respeito à liberdade de cada um de vocês e a primeira casa própria de sua família e sei da importância deste momento para cada família”, lembrou.
O evento foi transmitido ao vivo pela EBC, pelas redes sociais do Planalto e da Prefeitura de Coronel Fabriciano. Esta é a primeira vez que a cidade de Coronel Fabriciano recebe a visita de um presidente da República.
Detalhes dos apartamentos
O Residencial Buritis conta com 25 blocos, cada um com 20 apartamentos, divididos entre térreo e quatro andares. O condomínio conta com infraestrutura completa, com drenagem, esgoto, água, pavimentação, energia elétrica, iluminação pública, duas quadras poliesportivas, playground e guarita.
Nas proximidades, há postos de saúde e de segurança, escolas e creches e acesso a transporte público. Já os apartamentos têm dois quartos, sala, cozinha conjugada com área de serviço e banheiro.
Os contemplados cumpriram todas as exigências do programa municipal e federal, inclusive a apresentação de documentos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
Moradias já entregues
O empreendimento integra o Programa Casa Verde e Amarela e recebeu R$ 37,5 milhões em investimentos federais, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), sendo que R$ 30,1 milhões foram repassados desde 2019, o que representa 80,31% do total.
O recurso foi assegurado pela Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, que elaborou os projetos tornando o município apto a receber tal investimento, beneficiando milhares de famílias e gerando emprego e renda para a cidade.
Com os 500 apartamentos no Residencial Buritis, a Prefeitura de Coronel Fabriciano concluiu a marca de 788 moradias construídas e já entregues, beneficiando mais de 3 mil pessoas. Desde a construção e entregua das casas nos bairros Silvio Pereira I e II, ainda na década de 90, o município não recebia investimentos habitacionais de tal porte.
Vida nova, endereço novo
Cinco famílias receberam as chaves das novas moradias pessoalmente das mãos do presidente Jair Bolsonaro junto com o prefeito Dr. Marcos Vinicius. São elas: Expedito Martins, Kenia Sena da Silva, Maria das Graças Silva Rodrigues, Rosimar Dias Falces e Vanessa Ivana Lacerda Costas. Após a solenidade, todas as demais famílias também receberam as chaves de suas casas.
Ao longo da semana, todos realizaram a assinatura dos contratos com a Caixa e receberam certidões de números. O próximo passo é providenciar a mudança, que seguirá um cronograma, com dias e horários definidos, elaborado pela Gerência de Habitação da Prefeitura para garantir organização e segurança de todos os beneficiários.
*Com informações da Prefeitura de Coronel Fabriciano