“Por que motivos as crianças, de modo geral, são poetas e, com o tempo, deixam de sê-lo?”. Essa inquietação levou o itabirano Carlos Drummond de Andrade a escrever, em 1974, para o Jornal do Brasil, a crônica “A Educação do Ser Poético”, que reflete sobre o nosso modelo de ensino e a importância das artes na formação das pessoas.
Inspirados pelas palavras drummondianas, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promoveu, entre 13 e 28 de julho, o 45º Festival de Inverno de Itabira, que contou com um público estimado de 25.500 mil pessoas.
Com o tema “Semear… Ser Poético”, o evento teve como um de seus principais focos o público infantil, permitindo que as crianças de Itabira se aproximassem ainda mais das manifestações artísticas. Na programação, houve contações de histórias, teatro infantil e show para a criançada.
Além disso, o 45º Festival de Inverno de Itabira se destacou por descentralizar a sua programação e levar atividades para a zona rural — como Ipoema, Mata do Limoeiro, Senhora do Carmo, Serra dos Alves, Campo Gordura e outras comunidades — e bairros periféricos, a exemplo do Pedreira do Instituto e Gabiroba.
Esses espaços receberam oficinas, teatro, contações de histórias, exibições de cinema e apoio cultural à tradicionais eventos locais, como a Roda de Viola e Quadrilha Serra dos Alves.
Tudo isso sem deixar de ocupar espaços tradicionais do Festival de Inverno de Itabira. Teatro, Galeria e Foyer da FCCDA, Casa do Brás, Casa de Drummond, Fazendo do Pontal, Memorial Carlos Drummond de Andrade, Concha Acústica, praça do Centenário e praça do Areão, por exemplo, foram palcos para as mais diversas atrações artísticas. Todas elas gratuitas e abertas ao público em geral.
Por esses espaços passaram artistas nacionais como Sandra de Sá, Derico, Orquestra Opus, Banda de Pau e Corda, Supercombo e João Paulo Lorenzon, que estrou nacionalmente em Itabira a peça “Van Gogh – A Sombra do Invisível”.
Assim como importantes nomes da cultura regional e local, como DR80, Helder Moreira, Red Hot Chili Peppers World Tribute, Cia. Itabirana de Danças Clássicas, Stevan Gaipo, Grupo Folclórico Tumbaitá, Orquestra Big Band Funcec, Contra Correnteza, Thiago SKP, Manu Máfia NVS, Nandy Xavier, Karlo, dentre outros.