Site icon DeFato Online

Mais de 4 mil estudantes foram eliminados no Enem e 15 foram presos

Mais de 4 mil estudantes foram eliminados no Enem e 15 foram presos

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Quase 4 milhões de estudantes por todo o Brasil fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (5). O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), representando 71,9% dos inscritos. A abstenção foi de 28,1%. Os números são da apuração de 93,3% da quantidade de inscrições, levantados até as 20h de domingo.

As mulheres se destacaram nas inscrições, alcançando o significativo percentual de 60% dos candidatos às universidades do País. O Nordeste foi a região com o maior número de inscritos.

Mais de 4 mil estudantes foram eliminados por diversos motivos, desde portar um celular, ausentar-se antes do horário da prova ou não respeitar as orientações dos fiscais. Houve registros de ao menos 15 pessoas presas.

No Sul do País, em Santa Catarina, três escolas não conseguiram realizar as provas em virtude de problemas climáticos. O exame foi adiado para dezembro.

O Inep teve que acionar a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova que circula nas redes sociais, em que uma página do tema da redação foi exibido com os respectivos textos motivacionais aplicados por ocasião das provas.

Na página vazada, é possível ler os quatro textos motivacionais usados como base para a dissertação dos candidatos.

A redação do Enem para este ano foi sobre: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Exit mobile version