Site icon DeFato Online

Mais de 50 anos de obras: moradores do bairro Sion apresentam demandas ao Executivo de Monlevade

Mais de 50 anos de obras: moradores do bairro Sion apresentam demandas ao Executivo de Monlevade

Moradores frequentemente visitam à Câmara para cobrar a finalização das obras Foto: Luciano Vidal/DeFato Online

Uma das obras que mais duradouras na história de João Monlevade pode estar nos capítulos finais. Há mais de 50 anos os moradores do bairro Sion lutam pelo término dos trabalhos nas ruas do bairro.

O prefeito de Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), receberam nesta semana uma comissão de moradores do bairro. Na reunião também estiveram presentes o secretário de Obras, Eduardo Bastos e os vereadores Belmar Diniz (PT), Leles Pontes (Republicanos) e Marquinhos Dornelas (PDT).

A comunidade do bairro Sion apresentou reclamações em relação às obras de infraestrutura da localidade. A maior parte das queixas está relacionada à paralisação dos serviços, demora no calçamento das ruas e a preocupação com o período chuvoso. As chuvas, conforme os moradores, podem prejudicar os serviços já realizados no bairro e ainda provocar transtornos à comunidade, como a formação de lama, por exemplo.

Novela

As obras de melhoria no Sion, que começaram na gestão passada, compreendem pavimentação em bloquete, drenagem, rede de abastecimento de água e esgoto, calçadas com acessibilidade e sinalização das vias.

Fabrício Lopes ponderou aos moradores a necessidade de a administração municipal ser transparente e precisa com o repasse de informações sobre o bairro. Ele explicou os trâmites dos serviços e reforçou que o pagamento é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, já que as obras são fruto de convênio com o governo federal.

 “Por ser um empréstimo o dinheiro não fica com a Prefeitura. É um financiamento e a Caixa paga conforme as medições dos serviços. A obra estava parada porque havia débitos na ordem de R$ 600 mil, que foram quitados na semana passada. Com isso, a empresa responsável pelos serviços está retomando os trabalhos. Esperamos que não tenha mais problemas com pagamento”, falou.

Dr. Laércio Ribeiro lembrou que manteve a pavimentação de 100% das ruas do bairro e não mudou a proposta do projeto da gestão anterior.

“Vamos finalizar o bairro. Este é o maior contrato atual de obras da Prefeitura. Quando assumimos precisamos fazer adequações na planilha da empresa [reequilíbrio financeiro] e também arrumar máquinas para os serviços de drenagem das ruas – que ficaram sob responsabilidade do município. Esses detalhes burocráticos também atrasaram um pouco todo o andamento das obras ”, comentou.

 Já o secretário de Obras, Eduardo Bastos, reconheceu que é preciso melhorar a fiscalização dos serviços executados no Sion. Ele também completou o que o prefeito frisou, que já foram feitas 55% das redes de esgoto e 40% das redes de água do bairro.

Por fim, o representante da comissão de moradores do bairro Sion, Luciano Pastorini, disse que ficou satisfeito com as informações fornecidas e que a comunidade vai continuar cobrando e fiscalizando as obras de infraestrutura.

Ruas

Serão beneficiadas com as obras de infraestrutura as ruas Colina, Colombo, Cometa, Gigliane Tâmara de Almeida, Guarujá, Iriri e Osvaldo Lara, além das avenidas Camburi e Sebastião Simão de Almeida.

Exit mobile version