Site icon DeFato Online

MAPA Festival inaugura exposições de arte urbana em Itabira; confira a galeria de fotos

Fotos: Isis Medeiros/MAPA Festival/Divulgação

A abertura oficial da 2ª Mostra de Arte Pública (MAPA) em Itabira também fez parte da comemoração do aniversário de 176 anos de emancipação política da cidade, ocorrido ontem (9). Durante a noite de abertura do evento, foram inauguradas as instalações “Plantas Pulsam” do artista Thiago Mazza, no espaço em frente a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Logo após ainda foi inaugurada outra obra luminosa, “Nem todos os morros vão dar ao céu” da artista Wasted Rita, na rua Irmãos D’Caux, 5, Centro. 

As obras que brilham, pela primeira vez, nas ruas de Itabira, podem ser vistas até domingo (13), sempre das 18h às 00h. O festival também segue até o dia 13 de outubro, com diversas atividades e objetivo de colocar o município no cenário da arte pública internacional, com o tema “Sou do Muro, Sou Minas Gerais”.

De acordo com a curadora Juliana Flores, nesta segunda edição da Mostra, a proposta é ampliar o circuito de arte urbana de Itabira com uma mostra em  diferentes formatos: pinturas em grande escala, intervenção, performance, cursos, oficinas, convocatória e outras ações. 

“Se para ser universal, temos que começar pintando a nossa aldeia, propomos nesta 2ª edição um mergulhando mais fundo no território de Itabira. Aqui pintar é uma metáfora para conhecer a nossa ‘aldeia’, as muitas histórias que compõem esta cidade e seu imaginário. Estamos refletindo sobre o dilema de ser regional e ao mesmo tempo universal e como a nossa experiência nos conecta com o mundo”, explica.

Confira a galeria de fotos

Programação

Na sexta-feira, dia 11, das 14h às 18h, Wasted Rita realiza a oficina “Welcome to Itabira/Bem-vindo a Itabira”, na Biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Os alunos participantes serão provocados a criar um postal da cidade misturando  história com humor, dialogando com os memes de Itabira e suas próprias vivências. E o  Bar da Neide recebe a festa Quintal do Mapa, a partir das 18h, na programação associada ao evento, com show do cantor Pedro Paulo Aguiar e banda (couvert artístico R$10).

O sábado, dia 12, será dedicado às atividades formativas com programação especial para a criançada. A mineira Kawany Tamoios vai oferecer uma oficina de introdução ao grafite na Escola Municipal Professora Didi Andrade, trazendo aprendizados sobre a história do grafite e também como proposta a produção de um mural coletivo com o tema Mãe-Terra. No mesmo dia, a artista Sthefany Fênix oferece o último módulo do Curso de Introdução ao  Muralismo.

Festa de encerramento

Um dos pontos altos do evento, o domingo, dia 13, reserva uma tarde cheia de atrações na festa de encerramento com shows e atrações diversas.  A partir das 16h, na Praça da EEMZA, o palco do Mapa recebe shows de artistas consagrados na cena de Itabira e nacional. Os pernambucanos da Mundo Livre S/A , expoentes do movimento cultural do Manguebeat ao lado de nomes como Chico Science & Nação Zumbi, fazem um show da turnê especial de celebração dos 30 anos do disco “Samba Esquema Noise”. O álbum de estreia da banda, lançado em 1994,  que mistura samba, rock, punk, pop, ska, reggae e ritmos regionais. 

O público poderá se encantar com a voz da artista Augusta Barna, um dos novos talentos da música mineira, com canções que percorrem ritmos diversos a partir das possibilidades da música popular brasileira, em uma mistura contemporânea e com fortes influências de produções musicais dos anos 70. Os DJs Vini Brown e Angel, Samba com Elas e Camaleão Grupo de Dança também são presenças confirmadas na festa, que acontece até as 22h.

Exit mobile version