O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), teve uma reunião nesta terça-feira (26) com o novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, para debater os avanços do programa “Itabira Sustentável”. Essa iniciativa, lançada pelo Executivo municipal com o apoio da mineradora, busca preparar a cidade para os desafios do período pós-mineração, diversificando a economia local e fortalecendo a infraestrutura.
Principais pautas do encontro
Entre os temas discutidos, ganharam destaque a captação de água no Rio Tanque, a duplicação das rodovias MG-434 e MG-129, e a continuidade das atividades da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) no município. Segundo Marco Antônio Lage, esses projetos são essenciais para garantir um futuro próspero e sustentável para Itabira.
“Conversamos sobre a necessidade de acelerarmos os planos de ação do ‘Itabira Sustentável’, com atenções voltadas, especialmente, para projetos estruturais que beneficiem a população e assegurem a transição econômica”, afirmou o prefeito.
Itabira Sustentável
Desenvolvido nos últimos quatro anos com apoio técnico e financeiro da Vale, o programa “Itabira Sustentável” tem como foco a diversificação econômica da cidade, que historicamente depende da mineração. A plataforma foi elaborada com suporte de uma consultoria internacional e envolvimento da sociedade civil e entidades locais.
Entre as iniciativas do programa, foi a criação da Faculdade de Medicina da Funcesi, que contou com investimentos da Vale para a estruturação de laboratórios e outros recursos essenciais.
“A construção do programa foi muito bem-feita até agora. Agora, é hora de acelerarmos, com foco total na diversificação econômica de Itabira. A Vale será uma parceira fundamental nesse processo”, destacou Marco Antônio Lage.
Presenças no encontro
Além do prefeito e do presidente da Vale, participaram da reunião o gerente-geral das minas de Itabira, Daniel Daher; o presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler; e André Viana Madeira, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, que representou os trabalhadores da mineradora no debate.
Próximos passos
Com o apoio da Vale e de outras instituições, o “Itabira Sustentável” deve intensificar seus esforços para implementar as ações previstas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico da região.