Pelo sétimo ano consecutivo Mariana foi escolhida para sediar a maior prova de mountain bike da América Latina. O Iron Biker Brasil aconteceu na cidade neste final de semana. Oclima ameno e sem chuvas tornou o evento ainda mais agradável para os competidores, que enfrentaram somando os dois dias de prova um percurso de 158km ou 110km pelas ladeiras, ruas e trilhas da sede e dos distritos marianenses.
Foram cerca de 2 mil atletas inscritos e quem levou a medalha de ouro para casa na categoria elite masculino foi o suíço, Lucas Kaufmann, o tempo total do atleta nos dois dias de prova foi 05:07:37, apenas três minutos a frente do mineiro que levou o segundo lugar, Hallyson Ferreira. Nesta edição diversos marianenses também suaram a camisa e deram muita garra na prova. Ao todo, 70 atletas da Associação de Ciclismo de Mariana (ACM) participaram. Entre eles cinco conquistaram o primeiro lugar em sua respectiva categoria.
As mulheres no esporte
As mulheres também deram um show no evento, mostrando que cada dia mais elas estão conquistando espaço na modalidade. E a terceira idade não ficou para trás, ao todo 18 mulheres com mais de 50 anos estiveram presentes. Cássia Garcia, que veio da cidade de Goiânia, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada no primeiro dia de prova, ela levou a medalha de ouro na categoria feminina de 30 a 39 anos. “É a segunda vez que eu venho para Mariana e mais uma vez a prova foi incrível. O percurso fluiu muito bem, devido ao carinho e receptividade que recebemos aqui”, destacou.
Próxima edição também em Mariana
Considerada a terra do MTB, segundo um dos organizadores do evento, Lucas Fonda, Mariana sediará novamente o Iron Biker Brasil em 2020. “É sempre um orgulho enorme realizar o Iron Biker aqui, por isso já está tudo certo para continuarmos com essa parceria e isso pra gente é motivo de muita satisfação”. O organizador ainda destacou que haverá muitas novidades para a 28ª edição.