Vereadores de Itabira aprovaram nessa terça-feira (5), durante reunião ordinária da Câmara, um convite para que um representante da Vale vá à Casa para explicar o que tem acontecido nas proximidades da barragem de Rio de Peixe. Relatos de moradores e pessoas que passam pelo local dão conta de que peixes estão morrendo e há forte mau cheiro na lagoa que pertence à mineradora.
A indicação foi apresentada pelo vereador André Viana (Podemos). Ele, que também é presidente do Sindicato Metabase, disse que usuários do clube social da entidade, que fica bem próximo à barragem, reclamaram da situação. Segundo o parlamentar, o problema teria se intensificado entre a última sexta-feira (1) e o sábado (2).
Ainda de acordo com André Viana, o Sindicato Metabase já encaminhou um ofício à Vale, mas ainda sem respostas. Ele também reclamou de falta de posicionamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O convite aprovado pela Câmara é direcionado ao gerente de Relações Institucionais da empresa, Luiz Augusto Magalhães, e a expectativa é de que ele esteja no Legislativo já nesta quinta-feira (7), durante reunião de comissões.
Outros vereadores também comentaram que foram alertados sobre o problema por moradores da região dos Bálsamos. Solimar Silva (SD) disse que chegou a acionar uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) por pensar que era algo relacionado à rede sanitária do município. Porém, foi constatado que o problema era realmente na lagoa da barragem. Ele procurou a Vale, que ficou de encaminhar funcionários ao local no fim da tarde dessa terça para examinar a situação.
Allaim Gomes (PDT) relatou que foi procurado por muitos moradores no último fim de semana. Ele também entrou em contato com mineradora para repassar as informações recebidas da comunidade. Disse ainda que a causa do problema pode ser o rebaixamento do nível de água da barragem, mas enfatizou que a presença do representante da empresa na Câmara é importante para sanar todas as dúvidas.