O Comitê de Política Monetária (Copom) deve reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros — a Selic —, que passa de 12,75% para 12,25%. A próxima reunião do colegiado começa na terça-feira (31) e segue na quarta-feira (1º de novembro). Se confirmada a redução, os juros chegarão ao menor nível desde junho de 2022, quando estavam no mesmo patamar. Essa pode ser a terceira redução seguida do índice.
Essa queda da Selic já havia sido sinalizada pelo Banco Central (BC) em setembro. O Boletim Focus acredita que a taxa básica de juros vai terminar o ano em 11,75%, no menor nível desde maio do ano passado. A previsão é de que o juro básico fique em 9% em 2024 e 8,75 até meados de 2025.
O colegiado é composto por oito diretores e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A composição da equipe em nove pessoas evita que haja empate nas decisões do colegiado. Os membros se reúnem a cada 45 dias para definir os juros, com reuniões que duram dois dias, sempre às terças e quartas-feiras.
A próxiam reunião será em 12 e 13 de dezembro e a decisão sempre é anunciada na quarta-feira por meio de comunicado oficial do BC. Já a ata da reunião é publicada até quatro dias úteis a partir da data dos encontros.
Ao definir a Taxa Selic, o Banco Central compra e vende títulos públicos federais para manter os juros próximos ao valor estabelecido na reunião.
A Selic é o principal instrumento para controlar a inflação oficial do País. Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mede a taxa oficial do país.