Site icon DeFato Online

Mês das vocações

Mês das vocações

Foto: Reprodução/Internet

Vocação: vocare vem do latim, que significa chamar. Podemos dizer que a vocação é um chamado e está ligada a um estado de vida, diferentemente de profissão que é um serviço da vida humano-social. Somos primeiro chamados à vida, mas nós, cristãos, cremos que Cristo é o modelo para a vivência da vocação fundamental humana.

A palavra “vocação” qualifica muito bem a relação de Deus com cada ser humano, na liberdade do amor, porque “toda vida é vocação”. Terminada a criação, Deus contempla o ser humano e vê que é “coisa muito boa”(Gn 1,31): Ele o fez “à sua imagem e semelhança”, confiou às suas mãos o universo e o chamou a uma íntima relação de amor. Cabe ao ser humano descobrir o que fazer com sua imensa capacidade de amar, isto é, para onde direcionar e como canalizar o seu amor.

Vou refletir sobre diversas vocações, entre elas, ressalto aquelas que são celebradas na Igreja católica.

Primeiro Domingo: Vocações Sacerdotais

“Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, fui eu que vos escolhi e vos designei para ir e produzir muitos frutos” (Jo 15,16). É Jesus quem escolhe o padre e o envia em missão. Em Seu nome, o sacerdote se coloca a serviço da comunidade cristã, na missão de acolher, perdoar, unir e motivar a vivência da fé.

É difícil ser padre hoje, diante de uma sociedade materialista, na qual o dinheiro, o poder, a fama e o prestígio são elementos que têm muita força de sedução, mas que se contrapõem aos valores cristãos. O convite de Jesus é este: “Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”.

Segundo Domingo: Vocação Familiar

No mês vocacional, a Igreja também propõe a reflexão acerca da importância da família no cotidiano das pessoas. O tema deste ano: “Família, uma luz para a vida em sociedade” está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil, para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade.

Na família a vida física tem seu início, mas, igualmente, a vida espiritual brota na família com o conceito de liberdade, de responsabilidade, de respeito, de educação e, sobretudo, a experiência do amor familiar e do amor a Deus e de Deus, tudo isso vem da família.

Uma das possíveis respostas às reflexões propostas está no exemplo da Sagrada Família. Contemplando-a, percebemos como Jesus foi gerado, cuidado, orientado e amado por seus pais. Jesus de Nazaré experimentou esse amor e, por isso, não reteve para si esse dom: viveu-o.

Terceiro Domingo: Vocações Religiosas

“Os consagrados são os Religiosos e Religiosas (Irmãs de Caridade), homens e mulheres que podem acordar o mundo. A vida consagrada é uma profecia. Profecia no sentido de transformar todas as realidades estéreis e áridas sob o olhar fecundo e terno de Deus”. A frase dita pelo Papa Francisco na promulgação do Ano da Vida Consagrada expressa, de forma clara, a missão dos religiosos e religiosas na Igreja.

Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e de tantas outras obras de caridade. Com sua vocação, eles demonstram que o Evangelho é plenamente possível de ser vivido, mesmo em um mundo excessivamente materialista e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.

Quarto Domingo: Vocações do Leigo e da Leiga e Vocação do Catequista

Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino, contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo à Pátria Celeste. Assumir essa vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.

Celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã, preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida – João XXIII – Itabira e licenciado em Filosofia – UFJF, com especialização em Ensino Religioso – PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version