A Justiça Eleitoral mineira começou o treinamento de mesários que irão atuar nas eleições municipais de 2024. Os treinamentos podem ser presenciais, em plataforma EAD do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo Mesário.
A carta de convocação enviada para cada mesária ou mesário informa a modalidade de treinamento de que a pessoa deve participar e a data ou prazo para a capacitação.
No caso de treinamento presencial, a responsabilidade é de cada zona eleitoral. Em geral, o treinamento começa com uma apresentação do chefe do cartório e parte teórica com orientações para os mesários. Como, por exemplo, o horário que devem chegar, orientações sobre possíveis problemas que podem acontecer no dia da eleição e como solucioná-los. Em seguida, é feito o treinamento prático nas urnas eletrônicas.
No Estado
Em Minas Gerais, serão cerca de 210 mil mesárias e mesários, para garantir o funcionamento das mais de 53 mil seções eleitorais. Em Belo Horizonte, serão necessários quase 20 mil mesários, que vão trabalhar nas 4.867 seções eleitorais.
Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. Para essa eleição, o auxílio alimentação do mesário tem o valor de R$60,00 por turno trabalhado.