Um dia depois da condenação de Lula pelo TRF4, em Porto Alegre, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o ex-presidente como pré-candidato à Presidência da República. O anúncio foi feito durante executiva do partido na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, em São Paulo.
Lula teve a condenação em primeira instância confirmada ontem (24) pelos três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Os três rejeitaram o recurso do ex-presidente contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão aplicada pelo juiz Sérgio Moro e ampliaram a pena para 12 anos e 1 mês.
O petista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por receber um apartamento triplex em Guarujá (SP) da empreiteira OAS em troca de favorecimento à empresa em contratos da Petrobras. A defesa nega as acusações e vai recorrer da decisão.
No âmbito eleitoral, a situação de Lula só deve ser definida no segundo semestre – o partido deve registrar sua candidatura até agosto e, em setembro, o Tribunal Superior Eleitoral julga se aceita ou não a candidatura.
(Com informações G1)