A mineradora Anglo American, com uma de suas sedes na cidade de Conceição de Mato Dentro, apresentou, na tarde desta quinta-feira (28), o resultado dos cálculos da Participação nos Lucros e Resultados de seus funcionários. O diretor do Metabase Itabira, e membro da Comissão de PLR da empresa, Bruno Gomes, esclareceu os cálculos.
“Tivemos uma pequena perda na produção de “pellet feed” (fino do minério de ferro). A previsão era uma produção de 24,3 milhões de toneladas, mas infelizmente a marca ficou em 24,1 milhões de toneladas. A boa notícia é que houve uma boa recuperação no custo unitário de produção, promovendo uma melhora no resultado em relação ao mês de novembro”.
Bruno Gomes alertou inda sobre a nota no quesito gratificação de segurança. “Uma outra baixa foi a nota zero. Este resultado, possivelmente, vai retirar do bolso dos trabalhadores algo em torno de 0,7 salários. Em tempos de crise financeira, devido a pandemia, não é um bom negócio. Infelizmente, nem tudo são flores”.
Ele também contou que a PLR para os funcionários será de 3,322 salários. A empresa concedeu adiantamento de um salário a cada trabalhador no mês de julho do ano passado. E essa é uma ação já tradicional. “Por causa dos tempos difíceis devido a pandemia, solicitamos a empresa que não descontasse este adiantamento. A Anglo não se sensibilizou à causa e manterá o desconto”, finalizou Bruno Gomes.
O presidente do Sindicato Metabase, André Viana, confessou que não era o esperado.
“A nota zero no item segurança foi crucial para o resultado. Alguns acidentes e afastamentos aconteceram e realmente atrapalhou. Apesar de termos um representante na Comissão de PLR da Anglo, o sindicato é totalmente contrário a este modelo. Ele tolhe a vontade do trabalhador em aprovar ou não o modelo de PLR. A assembleia com os guerreiros seria o correto, a forma democrática de decisão. Mas, a empresa insiste neste modelo arcaico e reprovável em todos os sentidos. Acredito que o trabalhador é que escolhe o que é melhor para categoria e ponto final”, finalizou o presidente.
A empresa irá pagar a PLR no dia 29 de março. O salário-base será do mês de dezembro/20. A empresa emprega, hoje, cerca de dois mil trabalhadores. Desses, carca de 500 são itabiranos e 300 de empresas terceirizadas. Cerca de R$15 milhões devem ser pagos e R$4 milhões injetados na economia itabirana.