A direção do Sindicato Metabase convocou os trabalhadores da Vale para uma assembleia nesta terça-feira, 30 de janeiro, para discutir o novo plano de pagamento da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) referente ao ano de 2018, a ser pago em 2019.
A assembleia será realizada em dois momentos: às 9h em primeira chamada, e 9h30, na segunda chamada, e 18h, em primeira, e 18h30, em segunda chamada. O evento será na frente da sede do sindicato, na rua Mestre Emílio, 93, bairro Pará.
“Foi uma proposta apresentada pela empresa, fizemos alguns ajustes em negociações tensas com a empresa de quase 90 dias. Entendemos que conseguimos melhorar as pontuações e faremos uma discussão aberta com os trabalhadores”, destacou o presidente do Metabase, Paulo Soares.
Em boletim distribuído aos trabalhadores da Vale na semana passada, a direção do Metabase ataca a proposta da empresa. O programa pretende aumentar o valor a ser distribuído em 10,6%, fixando-o em 7,3% do valor da geração de caixa e que o painel de metas será valorizado, bonificando melhor quem mais pontua. Também propôs alteração na base de cálculo do gatilho, que passa a ser de 50% do FCO – IC (fluxo de caixa operacional menos investimentos correntes) orçado e não mais no lucro operacional liquido.
“O valor orçado é um indicador no qual o trabalhador não tem nenhum controle, pois, se ele for muito alto pode não ser alcançado. Isto significa dar a Vale um cheque em branco”, critica o boletim.
Pagamento atual
O pagamento da PLR referente ao ano de 2017, segundo Paulo Soares, está programado para acontecer a partir do dia 25 de fevereiro e pode variar de 6,5 a 6,6 salários.