Site icon DeFato Online

Metabase: “O trabalhador sai de casa para ganhar a vida e não para perdê-la”, afirma André Viana

Ação do Sindicato Metabase, Aposvale e Sindfer movimenta 30 milhões na economia de Itabira

Foto: Divulgação/Sindicato Metabase

No final da manhã desta terça-feira (8), o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana, concedeu uma entrevista ao portal DeFato sobre o acidente que resultou na morte de Douglas Maycon Nonato da Cruz, 33 anos, na Mina Conceição — complexo administrado pela mineradora Vale, em Itabira. De acordo com o sindicalista, será instaurado um comitê de crise para acompanhar as apurações sobre o incidente.

De acordo com informações das equipes de resgate, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados por volta das 20h para atender a ocorrência. O acidente aconteceu na Usina I, onde a vítima teria caído dentro de um tanque de decantação de minério. As causas do incidente, assim como outras informações, ainda estão sendo apuradas tanto pela Vale quanto pelo Sindicato Metabase.

Confira a seguir a entrevista com André Viana:

DeFato: Como o Metabase recebeu a notícia do falecimento de Douglas Maycon?

André Viana: Inicialmente alguns colegas de trabalho nos passaram a informação de que um acidente havia acontecido. Logo depois, a equipe de relações trabalhistas da empresa informou sobre um acidente com possível fatalidade.

DeFato: Douglas Maycon estava a serviço no momento do acidente? Qual era essa trabalho?

André Viana: Ele estava no início da jornada de trabalho, começando o turno após retornar de sua folga. A função dele na Vale era operador de equipamentos e instalações.

DeFato: Como foi o acidente que resultou em sua morte? Ele poderia ter sido evitado?

André Viana: Estas perguntas só podem ser respondidas com clareza após conclusão da investigação que será realizada. Tudo ainda é muito recente e necessita de profunda análise e investigação e é exatamente para isso que iremos atuar.

DeFato: Como será as investigações sobre esse acidente? Como o Metabase pretende agir?

André Viana: Será instaurado um comitê de crise formado por uma equipe multidisciplinar para realizar os trabalhos [de investigação]. Nesse primeiro momento é obrigação da empresa garantir auxílio funeral e seguro de vida, previstos em ACT [Acordo Coletivo de Trabalho], assim como a emissão da CAT [Comunicação de Acidente de Trabalho] e realizar a análise do acidente. Vamos fiscalizar e acompanhar amiúde todos os andamentos sobre essa situação. Como membro do Comitê de Risco e Excelência Operacional e membro do Conselho de Administração da Vale pretendo atuar fervorosamente nessa situação.

DeFato: O que a Vale disse ao Metabase sobre esse acidente?

André Viana: Comunicou o acidente e falecimento e assegurou suporte à família no primeiro momento. Informou também que a produção das minas foram paralisadas até as 10h da manhã de hoje [terça-feira].

DeFato: Gostaria de acrescentar algo mais?

André Viana: O trabalhador sai de casa para ganhar a vida e não para perdê-la. Nada do que for feito trará de volta o nosso colega Douglas [Maycon], mas, com certeza, a seriedade da condução e atuação rigorosa da investigação dessa situação pode evitar que esse terrível fato se repita! Lutamos por uma mineração sustentável e sem sangue! Lutamos por uma área de trabalho segura e um ambiente digno! A vida sempre tem que estar primeiro lugar!

Posicionamento oficial da Vale

Na manhã desta segunda-feira, o portal DeFato entrou em contato com a assessoria de comunicação da Vale questionando as causas do acidente e se ele poderia ter sido evitado; qual o trabalho realizado por Douglas Maycon no momento do incidente; se haverá investigação ou sindicância para apurar os fatos; e de que forma a empresa tem apoiado a família do seu colaborador.

A Vale, porém, encaminhou um rápido comunicado destacando que “se solidariza com os familiares da vítima e dará todo o apoio necessário”. Também ressaltou que “as causas do acidente estão sendo apuradas”, mas sem oferecer maiores informações sobre o caso.

Leia abaixo a íntegra da nota emitida pela Vale:

“A Vale lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta segunda-feira (7/2), na mina Conceição, no Complexo Itabira, que resultou em óbito de um dos nossos empregados. A Vale se solidariza com os familiares da vítima e dará todo o apoio necessário. As causas do acidente estão sendo apuradas”.

Exit mobile version