Site icon DeFato Online

Microempresas lideradas por mulheres já receberam mais de R$ 100 milhões em financiamentos

Prefeitura diploma participantes de Curso de Brigada de Incêndio em Monlevade

Foto: PlayP

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) já superou os valores de R$100 milhões em financiamentos para microempresas lideradas por mulheres. Por meio do Empreendedoras de Minas, primeira linha de crédito do país exclusivamente voltada para esse tipo de empresa, 2.900 clientes em 351 cidades mineiras já foram diretamente beneficiadas desde a criação do programa de financiamento pelo banco, em 2018.

Entre as milhares de histórias de sucesso e perseverança está a de Izabel Cristina, gestora administrativa da Radiograf – Tomografia e Radiografias Odontológicas. Ela conta que entrou na empresa como recepcionista, em 1994, e, em 2010, teve a oportunidade de virar sócia da Radiograf. Atualmente com três unidades – duas em Santa Luzia e uma em Belo Horizonte. Izabel se orgulha de ter uma equipe quase que totalmente feminina em uma das filiais.

A pandemia também impactou as empreendedoras mineiras. Diante de tantos obstáculos, as empresárias converteram parte dos desafios em oportunidades, buscando apoio para se desenvolverem e continuarem gerando empregos.

As sócias administradoras Pricila e Kely Muniz, da Brigada Mineira, empresa especializada em treinamento e capacitação para resposta a emergências, contam que, em 2020, a empresa teve todas as suas atividades interrompidas por mais de um ano e os compromissos financeiros precisavam ser quitados. Com objetivo de garantir a saúde financeira, elas buscaram auxílio do BDMG para renegociação.

“Entrei em contato para renegociar a nossa condição e conseguimos um prazo de carência e taxas ainda mais acessíveis. Foi um respiro e um alívio para conseguirmos passar pela pandemia de modo sustentável”, relembra Pricila.   

Criando oportunidades

Empreender nem sempre é um caminho fácil. Contudo, essa situação é mais agravada para as mulheres, que sofrem preconceitos em cargos de liderança

Assim, para apoiar e fomentar o desenvolvimento de empreendimentos femininos, a linha de crédito Empreendedoras de Minas é voltada para micro e pequenas empresas mineiras com participação societária feminina igual ou superior a 50% do capital social, há pelo menos seis meses. 

As taxas oferecidas pelo banco são, em média, inferiores às praticadas pelo produto convencional do BDMG para o segmento de micro e pequenas empresas e o prazo de carência é dobrado: seis meses. O pagamento é feito em até 36 meses. Já a simulação e contratação podem ser feitas de forma ágil, 100% on-line, pelo site do banco ou por meio dos correspondentes bancários presentes em todas as regiões do estado.

Exit mobile version