Passaram no último fim de semana na edição do MIMO Festival, em Itabira, cerca de 10 mil pessoas em diversas atividades.Foram realizados 22 shows na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Concha Acústica e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a participação de aproximadamente 150 artistas.
Além das apresentações históricas com nomes internacionais, como Mario Lucio & Os Kriols (Cabo Verde e Portugal), Nico Sorin Piazzolla Electrónico (Argentina), Jupiter & Okwess (Congo), Don Letts (Inglaterra), Manuel de Oliveira e Valter Lobo, ambos de Portugal, Prince Fatty, Monkey Jhayam e Sniece (Inglaterra e Brasil), o MIMO atraiu uma vibrante plateia com atrações brasileiras, a exemplo de Simone Mazzer, Arnaldo Antunes & Vítor Araújo e Gilsons e a cantora itabirana Maíra Baldaia.
Com uma programação gratuita e diversificada, o MIMO contou com workshops e Fórum de Ideias na Casa do Brás, Chuva de Poesias na casa de Carlos Drummond de Andrade e Mostra de Cinema, no Cinemax, com a apresentação de três filmes com temática musical. O animado fim de semana teve ainda um roteiro afetivo, apresentando ao público locais importantes na história da cidade, com a participação dos Drummonzinhos e a apresentação do grupo coletivo teatral Viravoltear, que interagia com todos os presentes.
“Fico até emocionada. O MIMO Itabira superou e muito as minhas expectativas. Foi lindo, por exemplo, o encontro e a celebração dos artistas no palco, neste momento inédito na história do festival, que aconteceu de forma espontânea e de altíssimo astral no último sábado. Foi uma grata surpresa a afetividade da cidade conosco. Espero que voltemos em breve”, analisa a idealizadora e diretora do festival, Lu Araújo.