Site icon DeFato Online

Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, tem acionamento acidental de sirene

Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, tem novo acionamento acidental de sirene

Barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco - Foto: Divulgação/Vale

No final da tarde da última terça-feira (8), aconteceu mais um acionamento acidental do sistema da barragem Sul Inferior, localizada na Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais. O disparo aconteceu às 16h34 e foi confirmado pela mineradora Vale, responsável pelo empreendimento.

Em nota, a empresa disse lamentar o ocorrido e se desculpou por possíveis transtornos aos moradores de Barão de Cocais. “A empresa informa que está apurando a causa do acionamento acidental. É importante destacar que a Zona de Autossalvamento da barragem está evacuada desde 2019”, pontua a mineradora.

“A Vale ressalta que não houve alteração na condição de segurança da estrutura e que realizou os comunicados às comunidades por meio das lideranças comunitárias e aos principais órgãos competentes”, finaliza a nota da mineradora.

Multa

Na última sexta-feira (4), a Vale assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) justamente por disparos acidentais do alarme para monitoramento de barragens em Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo.

O fato aconteceu no dia 22 de março, quando foi acionado o sistema de seirenes da barragem Sul de Brucutu (Córrego do Canal), em São Gonçalo do Rio Abaixo, e de Gongo Soco, em Barão de Cocais.

O incidente fez com que a Vale tenha que paga R$ 3 milhões em medidas compensatórias ambientais, a serem revertidos para o custeio de projetos de relevância socioambiental nas duas cidades.

Exit mobile version