Durante uma cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, na segunda-feira (18), os cinco primeiros funcionários da saúde do estado foram vacinados. A técnica de enfermagem Maria Bom Sucesso, de 57 anos, foi a primeira a receber a imunização.
Além de Maria, também receberam a vacina o fisioterapeuta Moisés Alves Senra; a enfermeira Adileia Pereira de Jesus Cardoso; a coordenadora do CTI do Hospital Eduardo de Menezes, Teresa Gamarano Barros; e o técnico de enfermagem Thiago Libério.
Durante a cerimônia o governador Romeu Zema (Novo) disse estar `’honrado” pela chegada das 587 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. A Coronavac chegou ao estado, também, nesta segunda.
“A nossa luta contra o vírus continua, mas estou otimista que esse processo adiante e mais pessoas estejam imunizadas, principalmente aquelas de risco”, afirmou Zema.
Ainda de acordo com o governador, a previsão é de que quase todo o estado já tenha vacinas à disposição nesta terça (19).
Imunizados
Com a pandemia, Maria Bom Sucesso Pereira, a Cecé, responsável por preparar o leito para receber o paciente, ficou conhecida por tentar transformar a impessoalidade de uma cama de hospital em um ambiente mais acolhedor. “O atendimento para mim tem que ser humanizado”, ressalta. “É a maneira que eu gostaria de ser recebida em um CTI. Onde todo mundo tem medo de ir, temos que passar carinho”, acrescenta.
Após receber a dose da vacina, ela fez um apelo à população: “Nesta hora, neste momento, está chegando a vacina, a nossa luz no fim do túnel. Então, peço à população, vacinem, mas, por favor, tomem cuidado. Não deixem de usar a máscara, álcool em gel e lavar as mãos. Isso ainda vai viver conosco por algum tempo. Mas vai passar!”.
O segundo imunizado é o também técnico de Enfermagem Thiago Libério Santana Medina, 39 anos, que atua na mesma unidade hospitalar há oito anos. Ele é do grupo de risco por ter doenças agravantes, como diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade e, por isso, precisou ser destacado para funções administrativas no hospital.
Quem também recebeu a vacina foi a enfermeira do CTI Adileia Pereira de Jesus Cardoso, a Didi, de 52 anos, conhecida pela simpatia e querida por todos na unidade hospitalar. Moisés Alves Senra, 39 anos, fisioterapeuta respiratório no CTI do Hospital Eduardo de Menezes há dez anos, foi outro que recebeu a primeira dose.
Representando os médicos, Teresa Gamarano Barros, de 37 anos, atua na ala intensivista e clínica desde 2009 no HEM. Apesar de ser do grupo de risco, por ter asma, ela esteve na coordenação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da unidade desde o primeiro dia da pandemia, sendo referência para os colegas, pacientes e seus familiares.
As doses foram aplicadas pela enfermeira Adriana Vilella Ávila de Castro, de 45 anos. Ela é profissional de carreira da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e atua como coordenadora do Escritório de Gestão de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Pertencente à rede Fhemig, conveniado à rede SUS de BH e referência no tratamento de pacientes com doenças infectocontagiosas em Minas Gerais, o Hospital Eduardo de Menezes passou a se dedicar exclusivamente ao tratamento da covid-19 com a pandemia. São 52 leitos de enfermaria e 30 de CTI.
*Com informações da Agência Minas