Site icon DeFato Online

Minas Gerais registra mais de mil desalojados e seis óbitos devido ao período chuvoso

Minas Gerais registra mais de mil desalojados e seis óbitos devido ao período chuvoso

Foto: Jair Amaral /EM/D.A Press

Ao contrário dos últimos anos, o período chuvoso 2023/2024 tem registrado um número menor de ocorrências. Mesmo assim, as chuvas seguem causando preocupações e impactando diversas comunidades no Estado — o que mantém o sinal de alerta ligado para as autoridades. De acordo com o boletim da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais (Compdec-MG), emitido nesta quarta-feira (24), a atual estação das águas já contabiliza 1.012 desalojados e 171 desabrigados.

Também são seis óbitos em decorrências das chuvas — com a cidade de Paracatu liderando essa lista, com três pessoas mortas. As outras três vítimas fatais foram nos municípios de Cássia, Pedralva e Viçosa.

Ainda segundo as informações da Defesa Civil, 37 cidades de Minas Gerais já decretaram situações de anormalidade — que pode ser estado de atenção, alerta ou emergência — relacionadas ao atual período chuvoso.

Médio Piracicaba e BH têm alerta de chuvas

Conforme os dados da Defesa Civil, a quarta-feira é de tempo instável em Minas Gerais. A atuação de uma área de baixa pressão em baixos níveis da atmosfera, entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, intensifica a convergência de umidade sobre o Estado, favorecendo a manutenção de áreas de instabilidade e ocorrência de chuva em todas as regiões mineiras.

A tendência é que as condições permaneçam favoráveis para ocorrência de chuvas volumosas nas faixas Norte e no Leste mineiro, assim como pancadas isoladas em todo o Estado até o fim de semana.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em diversas cidades mineiras, incluindo o Médio Piracicaba — que abrange Itabira e municípios vizinhos — e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Esse alerta tem validade até 10 horas de quinta-feira (20), podendo ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40 a 60 km/h) e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil de Itabira também emitiu um alerta nesta quarta-feira de temporais para a cidade, com risco moderado de deslizamento de terra. Neste caso, o comunicado tem validade até o próximo domingo (28).

Confira a seguir a lista completa dos municípios em situação de anormalidade:

  1. Conceição dos Ouros
  2. Ponto Chique
  3. Taquaraçu de Minas
  4. Arantina
  5. Diamantina
  6. Formoso
  7. Rosário da Limeira
  8. Santo Antônio do Amparo
  9. Santana do Jacaré
  10. Monte Sião
  11. Pitangui
  12. Divino
  13. Nova Era
  14. Três Corações
  15. Rio Preto
  16. Guanhães
  17. Cana Verde
  18. Pirapetinga
  19. São José do Divino
  20. Itabirinha
  21. Rio Pardo de Minas
  22. Jampruca
  23. Wesceslau Braz
  24. Capinópolis
  25. Mendes Pimentel
  26. Paracatu
  27. Engenheiro Caldas
  28. Novo Oriente de Minas
  29. Serranópolis de Minas
  30. Campanário
  31. Presidente Olegário
  32. Fervedouro
  33. São Domingos do Prata
  34. Desterro do Melo
  35. Arinos
  36. Recreio
  37. Nova Belém
Exit mobile version