Os números divulgados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais são preocupantes: em apenas 15 dias, o Estado registrou 389 incêndios florestais, mais que o dobro do que foi registrado em todo o mês de novembro de 2022, que foi de 179. No mês de novembro, houve aumento de 133% nos atendimentos a essas ocorrências em relação aos últimos dois anos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as altas temperaturas provocadas pela recente onda de calor e o baixo volume de chuva, eventos atípicos para o mês de novembro, contribuíram para o aumento dos atendimentos de incêndio em vegetação em Minas Gerais.
Com as temperaturas variando entre 37°C e 40°C em determinadas regiões do estado, os bombeiros chegaram a enfrentar sensações térmicas que excedem os 50°C durante o atendimento a esse tipo de ocorrência, o que aumenta consideravelmente o desafio dos militares. “Para enfrentar as dificuldades do combate, a corporação dispõe de helicópteros e avião, modelo air tractor, com capacidade para 3 mil litros de água, além de todo o empenho dos militares por terra”, informou a corporação.
Até aqui, o mês com maior número de incêndios florestais é o de agosto, com 3.295 atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros.