Minas Gerais registrou aumento na geração de empregos com carteira assinada desde o início de 2024, de acordo com os dados mais recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Desde janeiro de 2019, já foram criadas aproximadamente 869 mil oportunidades de emprego, consolidando Minas Gerais como o segundo estado que mais gera empregos no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo.
O perfil dos novos empregados em maio foi predominantemente composto por homens entre 18 e 24 anos, com Ensino Médio Completo. Com 4,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada, Minas Gerais se mantém como o segundo estado com o maior estoque de empregos formais no país.
Em maio deste ano, foram criados 19.430 novos postos de trabalho formais. Neste mês, o saldo positivo foi alcançado com base em cerca de 1,2 milhão de admissões e 1,1 milhão de desligamentos. Os cinco setores econômicos analisados apresentaram resultados positivos: Agropecuária liderou com a criação de 6.179 novos postos, seguida por Serviços (5.836), Construção (2.810), Indústria (2.344) e Comércio (2.261).
“O setor apresenta um bom desempenho e foi responsável pela maior parte das contratações no acumulado deste ano, especialmente por ter a capacidade de absorver um grande montante de trabalhadores de diferentes graus de instrução”, destacou a diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese-MG, Amanda Siqueira Carvalho.