No final da tarde de quarta-feira (19), moradores de diversos bairros de Itabira se assustaram com tremores de terra gerados por detonações na Mina Periquito, da empresa Vale. Relatos recebidos pelo portal DeFato demonstram a preocupação e os temores de muitos itabiranos com o ocorrido. Na manhã desta quinta-feira (20), a mineradora emitiu uma nota com o posicionamento oficial e garantiu que as “atividades de desmonte de rochas são realizadas conforme padrões normativos, e monitoradas por equipe especializada e equipamentos específicos”.
“A Vale esclarece que as atividades de desmonte de rocha são realizadas conforme os padrões normativos, e monitoradas por equipe especializada e equipamentos específicos. Os trabalhos executados na última quarta-feira (19/7), na Mina Periquito, em Itabira, mantiveram-se dentro dos limites preconizados na norma. Reafirmando o compromisso com a segurança das pessoas das localidades onde atua e de seus empregados, a companhia tem investido continuamente em novas tecnologias, visando mitigar os efeitos de suas operações nessas comunidades”, diz a íntegra da nota divulgada pela mineradora.
Relembre
Com a detonação de quarta-feira, houve vibração de janelas, portas e demais itens em vários bairros, como: Vila Amélia, Areão, Esplanada da Estação, Centro, Amazonas, entre outros. A Defesa Civil Municipal informou que recebeu pelo menos uma queixa sobre tremores de ontem.