Site icon DeFato Online

Mineradoras tem 24 horas para informar situação das barragens em Minas

Mineradoras tem 24 horas para informar situação das barragens em Minas

Barragem em Pará de Minas está sob risco de rompimento. Foto: Divulgação / Prefeitura de Pará de Minas

O Governo de Minas Gerais e o Ministério Público Estadual (MPMG) notificaram, nesta terça-feira (11), as mineradoras que mantêm 31 barragens de rejeito com algum nível de emergência no Estado, após as fortes chuvas que assolaram o estado no último final de semana. Dessas 31 barragens, 22 estruturas estão em nível 1 (menos risco), seis em nível 2 e três em nível de emergência 3 (considerado altíssimo).

“As empresas terão 24 horas para informar dados sobre a pluviosidade média que incidiu na barragem, a existência ou não de plano para o período chuvoso, avaliação da performance do sistema de drenagem, anomalias e patologias registradas, bem como as ações que serão adotadas para manutenção e monitoramento das mesmas”, informou o governo de Minas, em nota enviada à imprensa.

A meta é reforçar a segurança da população, em complemento às ações executadas ao longo do ano. As informações devem ser enviadas à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), que analisará os dados em conjunto com o Ministério Público Estadual e com o apoio de auditorias externas.

A decisão foi comunicada após reunião do governador Romeu Zema se com o procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior, com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e com o procurador da República Carlos Bruno Ferreira. “Queremos segurança acima de tudo”, afirmou o governador, no comunicado.

“Caso as medidas de responsabilidade dos empreendedores não sejam tomadas, o MP agirá fortemente na Justiça para garantir a segurança das barragens, a defesa do meio ambiente e a proteção das pessoas que vivem na região”, ressaltou Jarbas Soares, na mesma nota.

Segundo o governo de Minas Gerais, a Fundação Estadual de Meio Ambiente fiscalizou 415 barragens ao longo de 2021.

Exit mobile version