O Ministério Público de Minas Gerias (MPMG) expediu nesta terça-feira (15), recomendação à Federação Mineira de Futebol para que as torcidas organizadas Galoucura e Máfia Azul sejam banidas dos estádios e do entorno dos estádios de todo o país nos dias de jogos, por um ano, como medida educativa.
A Recomendação considera como entorno o raio de cinco mil metros, perímetro de segurança e vinculação com o evento esportivo. Segundo o documento, o banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios ou nos seus respectivos entornos nos dias de jogos.
O MPMG recomenda ainda a coibição, no interior dos estádios de futebol, do entoamento de cantos e similares que façam qualquer menção às torcidas organizadas Máfia Azul e Galoucura.
O Ministério comunica ainda que o Atlético Mineiro e o Cruzeiro devem divulgar e tomar providências para efetivar a proibição de entoamento de cantos e similares relacionados às torcidas Máfia Azul e Galoucura aos seus torcedores, por meio de redes sociais, comunicações internas, site e outros meios.
Segundo o MPMG, a Recomendação foi feita após “uma escalada de violência entre as duas torcidas, acentuadas por eventos recentes”, dentre eles a morte de um torcedor em Belo Horizonte e no ferimento de uma pessoa que passava pelo local, ambos atingidos por arma de fogo.