Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia, disse, na segunda-feira (24), não ter sido informada sobre sua possível saída da pasta. O assunto veio à tona depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar uma minirreforma ministerial para abrigar políticos do “centrão”, em especial integrantes do Republicanos e do Partido Progressista, para aumentar a base do governo no Congresso.
Sobre o tema, a ministra disse: “Estamos trabalhando tranquilamente. O que estou fazendo é trabalhar 24 horas para tocar a agenda da Ciência e Tecnologia, que está pujante. Até o momento, o presidente Lula e nenhum interlocutor do governo chegaram até mim para falar sobre o assunto”.
Assim como Luciana Santos, a também ministra Ana Moser, do Esporte, teve seu nome ventilado para uma possível substituição para dar lugar a integrantes do “centrão”, o que não se concretizou.
Com uma oposição forte na Câmara dos Deputados e no Senado, Lula tenta reforçar sua base para ver seus projetos aprovados nas duas casas. Para que a reforma tributária fosse aprovada, o presidente teve que abrir os cofres e fazer gordos agrados financeiros aos parlamentares.
A reforma tributária está agora no Senado para ser votada após o recesso parlamentar, em agosto.