Na tarde desse domingo (9), em João Monlevade, o prefeito Dr. Laércio (PT) assinou o decreto 08/2022 que declara Situação de Emergência nas áreas do município por conta das chuvas. O documento autoriza a mobilização de órgãos municipais para desempenhar ações imediatas em resposta aos problemas provocados no período chuvoso, bem, como a execução de serviços para reconstrução de locais atingidos.
Com o decreto, o município também pode convocar voluntários para reforçar as equipes de trabalho. Além disso, em caso iminente de risco, agentes da Defesa Civil podem ter acesso às residências para prestar socorro ou para determinar evacuação.
No início da manhã, a equipe da Defesa Civil deliberou ações emergenciais. O comitê de crise dividiu grupos de trabalho para atender diversos pontos críticos no município.
Ao longo de todo o dia, a cidade enfrentou desafios com diversos pontos de interdição. Um deles é o bairro Santa Cruz e Centro Industrial, onde o rio Piracicaba transbordou. No bairro Pedreira, o acesso de veículos grandes ficou prejudicado. Na avenida Alberto Lima, no bairro Sion, e no Jacuí é preciso redobrar os cuidados devido à quantidade de lama nos locais.
A Defesa Civil de João Monlevade alerta que as constantes e intensas chuvas aumentam o risco de deslizamentos de encostas, queda de muros, rolamento de pedras e erosões. O nível do rio Piracicaba, na região do bairro Santa Cruz, está subindo.
A previsão é de continuidade das chuvas nos próximos dias e o cenário de risco no município pode se agravar. Ao menor sinal de perigo, não relute, saia de casa o mais rápido possível. Acione a Defesa Civil Municipal pelo telefone 9 8766 4008.
Sem água
A prefeitura de Monlevade, por meio do DAE, decidiu suspender temporariamente o fornecimento de água nas instalações da ETA Pacas. Com o aumento do nível do rio Santa Bárbara, o local ficou comprometido e foi parado para evitar panes elétricas.