Com o intuito de remediar os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus, a Prefeitura de João Monlevade fez adesão ao “Programa Minas Livre para Crescer”. O documento foi assinado pelo prefeito da cidade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), junto ao subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Douglas Cabido.
A adesão foi registrada durante o I Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), nessa segunda-feira (21).
O que é?
Na prática, a proposta aponta caminhos para o desenvolvimento socioeconômico municipal, facilitando a abertura de novas empresas, consideradas de baixo risco, com a eliminação de trâmites burocráticos. Com isso, mais portas serão abertas para criação de novas oportunidades de trabalho e renda.
A assinatura do documento foi destacada como um marco na história de João Monlevade, pelo subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido. Ele apontou que a cidade é o 25º município no estado de Minas Gerais a ter um decreto de liberdade econômica.
“João Monlevade entra para vanguarda da administração pública. Minas tem mais de 700 atividades econômicas dispensadas de alvarás – CNAES, o que significa menos burocracias e custo para se empreender. João Monlevade passa a ter o caminho da prosperidade. Hoje o governo de Minas é amigo de quem produz e também amigo do prefeito. João Monlevade está na rota do investimento”, falou.
Dr. Laércio Ribeiro enalteceu parcerias para a implantação da desburocratização para abertura de novas empresas.
“Assumimos num momento difícil da pandemia e estamos administrando a cidade em parceria. É muito importante esse decreto, principalmente para os pequenos empreendedores, os que alavancam a economia do nosso país. Atitudes iguais a essa possibilitam que possamos seguir trabalhando juntos, facilitando para todos. Mesmo na pandemia estamos conseguindo avançar em várias áreas, devido a parceria em vários setores. Estamos administrando a cidade para todos”, disse Dr. Laércio.
O prefeito também frisou a importância de se deixar as siglas partidárias de lado para união em prol da cidade. Ele também comentou que o desenvolvimento social, que é a bandeira da sua administração, começa com o desenvolvimento econômico. “Precisamos de todos vocês para uma João Monlevade cada dia melhor”, destacou.
O vice-prefeito e secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), foi enfático ao destacar que a adesão do município ao Programa Minas Livre para Crescer, facilitará a vida dos empreendedores monlevadenses, principalmente aqueles que não têm muita facilidade para lidarem com a burocracia necessária para a formação de seus negócios. “O programa ainda será um recomeço para aqueles afetados economicamente pela crise”, comentou.
Retomada econômica
Ainda durante o Fórum foi apresentado o Plano Municipal de Enfrentamento aos Impactos Econômicos da Pandemia Covid-19. O documento foi elaborado tendo como referencial uma proposta da ONU que cita cinco diretrizes principais para atravessar o atual cenário da pandemia.
A proposta, apresentada pelo Agente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de João Monlevade, Thiago Henrique dos Santos, destaca aos empreendedores do município o diagnóstico dos impactos, formulação de alternativas e busca por créditos e outros instrumentos necessários para minimizar os feitos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.
Presentes
Também integraram a mesa de trabalhos: o assessor Institucional da Liberdade Econômica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Lucas Pitta; o presidente da Câmara de Vereadores de João Monlevade, Gustavo Maciel (Podemos); o presidente da Acimon, Eduardo Drummond e o deputado estadual Tito Torres (PSDB).