O ministro Alexandre de Moraes do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a extradição de brasileiros foragidos investigados pela tentativa de golpe nos ataques de 8 de janeiro de 2023 aos prédios dos Três Poderes em Brasília.
A decisão do ministro abrange 63 brasileiros que fugiram para a Argentina após rompimento da tornozeleira eletrônica e se estende ao blogueiro Oswaldo Eustáquio, foragido na Espanha.
O pedido de extradição dos brasileiros foragidos partiu de uma solicitação da Polícia Federal e as decisões estão protegidas por segredo de justiça e não terão efeitos imediatos como prisão e envio dos investigados de volta ao Brasil, diante da necessidade de uma burocrática tramitação dos pedidos de extradição.
Os processos estão nas mãos do Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores, que agora vão acionar a diplomação brasileira para os trâmites junto aos países onde os foragidos se encontram, após ingressarem no país vizinho a pé, em porta-malas de carros e até atravessando rios.
Mais de 200 denunciados já foram condenados pelos ataques feitos às instituições da República, no 8 de janeiro.
A PF estima que cerca de 180 envolvidos estejam foragidos na Argentina, Paraguai e Uruguai, acusados por crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.