Faleceu nesta segunda-feira (9), a monlevadense Simone Aparecida Albuqueruqe, de 61 anos, conhecida pela sua liderança e atuação no campo da assistência social. Atualmente, ela ocupava os cargos de diretora do Programa de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDAS) e de vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Segundo as primeiras informações, ela foi encontrada já sem vida por uma familiar no apartamento em que morava — outros detalhes ainda não foram divulgados.
Simone Albuquerque prestou relevantes serviços a João Monlevade como servidora efetiva da Prefeitura Municipal, onde atuou na Secretaria Municipal de Saúde.
Seu trabalho no campo da assistência social foi marcante, sendo reconhecida em âmbito estadual e nacional. Simone Albuquerque atuou como subsecretária de Estado de Assistência Social de Minas Gerais, foi vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais e ocupou o cargo de diretora na Secretaria Municipal de Assistência Social na Prefeitura de Belo Horizonte.
No fim de 2022, integrou a equipe de transição do governo federal até a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a posse, a monlevadense assumiu a diretoria do Departamento de Proteção Social Básica no MDAS. Ela também ocupou a vice-presidência do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), decretou luto oficial de três dias no município em virtude do falecimento de Simone Albuquerque. O decreto nº 183/2023 foi publicado nesta segunda-feira (9).
“Uma monlevadense que projetou seu trabalho para além das fronteiras do nosso município. Além de excelente profissional, Simone era uma pessoa que deixará muitas saudades em quem a conheceu. Desejo a todos os amigos e parentes as minhas mais profundas condolências”, declarou Laércio.