Richard Belzer, ator e humorista conhecido, principalmente, por interpretar detetives em séries como “Law & Order: SVU” e “Homicide” morreu no domingo (19), aos 78 anos, informou seu amigo Bill Scheft ao The Hollywood Reporter. A morte também foi anunciada em um primeiro momento por Laraine Newman em seu Twitter, e também confirmada por seu primo, Henry Wrinkler.
O ator passou por cerca de dez séries ao longo de duas décadas, incluindo “30 Rock” e “Arrested Development”. Seu principal personagem, John Munch, apareceu pela primeira vez na TV em “Homicide”, em 1993, e pela última em 2016, em “Law & Order: SVU”. Ele nunca precisou fazer testes para o programa, sendo chamado após o produtor executivo Barry Levinson ouvi-lo no The Howard Stern Show.
“Eu nunca seria um detetive. Mas se eu fosse, seria assim. Eles escreveram por toda a minha paranoia, dissidência antiestablishment e teorias da conspiração. Então, tem sido bem divertido para mim. Um sonho, na verdade”, afirmava Richard Belzer.
Belzer nasceu em Bridgeport, no Estado norte-americano de Connecticut, e passou por uma infância difícil em que apanhava da mãe. Foi depois de ser expulso da faculdade em Massachusetts que trilhou o caminho da comédia stand-up, a partir de 1972, em Nova York.
Trabalhou ao lado de outros nomes conhecidos da comédia dos EUA, como Chevy Chase, John Belushi, Bill Murray e Gilda Radner.