O músico norte-americano Tom Petty, de 66 anos, foi oficialmente declarado morto nessa segunda-feira, 2 de outubro. O artista sofreu um ataque cardíaco e foi encontrado desacordado e sem respiração na noite de domingo, em sua casa, em Malibu, na Califórnia. Na manhã de segunda-feira, o "TMZ" anunciou que o músico não registrava atividade cerebral, e que estava sendo mantido vivo com a ajuda de aparelhos.
A família teria emitido uma ordem para não ressuscitar o músico. A CBS, um dos mais importantes canais abertos dos Estados Unidos, chegou a confirmar a morte de Petty na tarde de segunda-feira, creditando fontes na polícia de Los Angeles, que desmentiu.
Tom Petty era autor e intérprete de dezenas de sucessos nas paradas americanas, sozinho e com sua banda, The Heartbreakers. O músico também era conhecido por seu caráter agregador, sempre recebendo colegas de diferentes estilos e gerações nos palcos e estúdios, além de ter feito parte do supergrupo Travelling Willburys, no fim dos anos 1980, ao lado de Bob Dylan, George Harrison, Roy Orbison e Jeff Lynne.
O site oficial de Tom Petty postou nessa segunda-feira, antes da morte do músico, as fotos e setlists dos últimos shows dos Heatbreakers, realizados em Los Angeles, nos dias 21, 22 e 25 de setembro, no Hollywood Bowl. A turnê, que comemorava os 40 anos da banda, terminou no último domingo. O músico completaria 67 anos no próximo dia 20.
O sucesso
Considerada a maior obra-prima do músico americano, 'Free fallin'' foi lançada em 1989, no disco "Full moon fever", e regravada por diversos artistas, como John Mayer. Com refrão forte, a canção fala sobre o arrependimento de um rapaz que sabe que errou ao terminar uma garota.