Site icon DeFato Online

Morre prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, aos 77 anos

Morre prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, aos 77 anos

Morre prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, aos 77 anos. (Foto: Rodrigo Clemente/ PBH)

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu nesta quarta-feira (26) no Hospital Mater Dei. Noman sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite dessa terça-feira (25) e o quadro de saúde teve agravamento nas últimas horas.

Noman foi reeleito para a Prefeitura de Belo Horizonte nas Eleições Municipais de 2024 em chapa formada com o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) para o mandato 2025-2028. Ele era vice-prefeito de BH e assumiu a gestão do município em março de 2022, quando Alexandre Kalil deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais.

Em nota à imprensa, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que se solidariza com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos “que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência”.

Fuad Jorge Noman Filho era filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e natural de Belo Horizonte (MG). Foi escritor, economista, secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República e prefeito de Belo Horizonte. Ao longo da carreira, Fuad também exerceu funções de diretor do Banco do Brasil, secretário estadual da Fazenda e de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e secretário municipal da Fazenda de Belo Horizonte.

Ele deixa a esposa Mônica Drummond, dois filhos e quatro netos.

Tratamento e internações

Em julho do ano passado, Fuad anunciou que estava tratando um linfoma não Hodgkin (LNH), câncer que tem origem nas células do sistema linfático. Em outubro de 2024, durante o período eleitoral, Noman informou que havia concluído o tratamento.

No início de dezembro, o prefeito voltou a ser internado. No dia 15, ele teve alta, depois de tratar pneumonia e sinusite. No dia 19 de dezembro, quatro dias após receber alta, Fuad foi internado novamente, dessa vez com um quadro de diarreia e desidratação. Ele foi liberado pelo hospital no dia 23.

Em 3 de janeiro deste ano, o prefeito voltou ao Hospital Mater Dei, com insuficiência respiratória aguda e necessidade de ventilação mecânica.

Fuad Noman ficou afastado das atividades da Prefeitura de Belo Horizonte desde o dia 3 de janeiro, quando saiu de licença médica. A primeira renovação do atestado foi em 17 de janeiro; a segunda, em 2 de fevereiro; e, a terceira, em 16 de fevereiro.

Exit mobile version