O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupou, na manhã desta sexta-feira (28), um prédio na rua da Bahia, 1065, no Centro de Belo Horizonte. Cerca de 200 famílias ocuparam o prédio onde funcionava o antigo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e que está vazio desde antes da pandemia de Covid-19.
“A Ocupação Maria do Arraial denuncia a situação das várias famílias que sofrem com a falta de moradia digna e reivindica que o prédio ocupado cumpra sua função social e seja destinado para moradia”, informou o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas pelas redes sociais.
Poliana do MLB, uma das líderes do movimento, celebrou a ocupação feita no centro de Belo Horizonte. “A gente sabe que só o povo organizado e junto pode vencer esse sistema tão cruel”, disse a candidata a deputada federal em 2022.
O movimento social defende ainda que “todo imóvel no Brasil deve ter função social, ou seja, deve atender os interesses da sociedade” e que “prédio vazio não tem fução social”.
Nome da ocupação
O movimento social quis homenagear Maria Papuda ou Maria do Arraial, senhora negra que morava onde hoje está o Palácio da Liberdade. Maria Papuda é relembrada por ser a mulher que disse “Não” aos poderosos e resistiu aos primeiros despejos dos moradores do à época Arraial Curral Del’Rey.

