Mudanças e adaptação: um caminho sem volta!

O contexto da pandemia veio reforçar que mudar nosso comportamento não é só uma opção, mas uma necessidade de sobrevivência

Mudanças e adaptação: um caminho sem volta!
Foto: Divulgação

Estamos vivendo um momento de grandes mudanças. Há um ano a nossa vida se transformou: planos tiveram que ser refeitos, novas formas de trabalhar surgiram, os relacionamentos mudaram, as rotinas tiveram que ser recriadas e a máscara e o álcool em gel passaram a ser item de primeira necessidade. Se perguntassem, antes das mudanças chegarem, o que viria pela frente, acredito que ninguém conseguiria acertar. E pensando no futuro: você está pronto para tudo que vem pela frente, apesar de não termos a certeza do que será?

Muitas vezes temos a falsa impressão de que temos controle das situações, por isso vivemos criando roteiros em nossa cabeça e acreditamos que a realidade vai seguir nossos planos. Porém, a realidade é inversa: estamos sempre sendo convidados a nos adaptar as diversas circunstâncias.

Portanto a história nos mostra que em todas as grandes mudanças as pessoas que se sobressaem têm um poder em comum: o poder de adaptação.

Adaptabilidade é a capacidade de se adaptar a diversas situações. Ela é uma das competências da inteligência emocional. E a boa notícia é que mesmo que você não a use de maneira natural, ela pode ser treinada, até que você se torne uma pessoa mais flexível. Esse conceito não é novo, porém agora ele está sendo demandado em diferentes circunstâncias e aqueles que tem dificuldade quanto a isso devem ter atenção!

Não é a toa que a adaptabilidade é a uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente. O grande desafio que o momento nos pede é encarar as adaptações como oportunidade de crescimento.  Segundo Alvin Toffler: “Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender”.

A adaptabilidade da qual estamos falando diz respeito a nossa capacidade de construir e desconstruir ideias, pensamentos e conhecimentos. E ela é uma característica fundamental para que possamos ter equilíbrio das nossas emoções, principalmente diante das adversidades.

Diante desse cenário, quero trazer 4 dicas que podem ajudá-lo a aumentar sua capacidade de adaptação e assim evoluir na vida pessoal e profissional:

1 – Tenha foco no resultado:

Quando você mantém o foco no resultado fica mais fácil enfrentar as mudanças que vem pela frente. Assim, você entende que o processo muitas vezes vai ser doloroso e difícil, porém você direciona seu olhar para onde deseja chegar.

2 – Olhe para seus sentimentos:

Em todo processo de mudança o autoconhecimento é fundamental. Através dele você identifica e entende suas emoções, como elas se transformam em pensamentos e desencadeiam seus comportamentos.

Desse conhecimento vem o controle emocional tão essencial para desenvolver a flexibilidade e a resiliência, fundamentais no processo de adaptação.

3 – Momento de ação:

Aqui é o momento de transformar as situações em oportunidades: enxergando quais as demandas que vem crescendo, quais são as profissões do futuro ou como adaptar-se em sua profissão, o que você pode fazer hoje com o que tem e o que sabe para criar algo novo…

Você pode olhar para uma situação e enxergá-la como problema, ficando preso ali, ou descobrir as oportunidades de crescimento.

4 – Coloque-se à disposição para o aprendizado:Esteja disposto a aprender e trabalhar muito! O mundo está mudando muito rápido, porém quando há disposição para construir e desconstruir conhecimentos você sai na frente.

No passado era possível viver uma vida inteira sem modificar nada em sua rotina ou comportamento, o presente não nos permite mais viver em apenas uma versão. O contexto da pandemia veio reforçar que mudar nosso comportamento não é só uma opção, mas uma necessidade de sobrevivência.

Adaptação é diferente de copiar o que “todos” estão fazendo e começar a aplicar na sua vida de qualquer jeito. A conscientização sobre a sua realidade, seu tempo, suas prioridades, sua saúde, são essenciais na busca pela adaptabilidade e pelo equilíbrio.

Olhe para sua realidade, sinta o seu corpo e a sua mente, administre as suas emoções e comece a experimentar o que funciona para você. Tudo isso vai passar e você receberá em troca a melhor versão de você mesmo!

Fernanda Bretas é psicóloga, especialista em Psicologia Positiva. O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS