O prefeito Fuad Noman (PSD) foi reeleito prefeito de Belo Horizonte nesse domingo (27) após receber 53,73% (670.574) dos votos válidos no segundo turno das eleições municipais de 2024 em BH. O candidato Bruno Engler (PL) ficou com 46,27% dos votos, totalizando 577.537 votos.
Na primeira entrevista concedida à imprensa nesse domingo (27), logo após ter a vitória decretada pelas urnas, o prefeito reeleito de Belo Horizonte disse que pretende intensificar a busca de recursos para conclusão das obras de contensão das chuvas e que “será um prefeito de todos os belo-horizontinos”.
“Muito obrigado a todos, os milhares de eleitores que votaram em mim neste segundo turno, proporcionando essa virada histórica. Muito obrigado também a todos que não votaram em mim, por respeitarem a beleza da democracia. O respeito e as eleições livres é algo que carrego em toda a minha vida e que me guiou em toda essa campanha. Continuarei a ser prefeito de todos os belo-horizontinos, daqueles que votaram em mim e dos que preferiram o outro candidato, e os que não votaram”, declarou Fuad Noman após a vitória contra Engler no segundo turno das eleições.
Trajetória de Noman
De ascendência síria, Fuad Jorge Noman Filho nasceu na capital mineira e é bacharel em economia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Sua carreira inclui passagens como funcionário do Banco do Brasil, secretário-executivo da Casa Civil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em Minas Gerais, nos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, Fuad ocupou diversas secretarias, incluindo a de Fazenda e de Transporte e Obras Públicas. Ele foi eleito vice-prefeito em 2020 e nomeado prefeito em 2022, após a renúncia de Alexandre Kalil. Seu vice na chapa atual é o radialista Álvaro Damião, do União.