Na noite desta sexta-feira (13), uma mulher em situação de rua morreu após ser baleada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na avenida João Pinheiro, no Centro de Itabira. Segundo as informações, a suspeita estava empunhando um facão e ameaçando as pessoas que passavam pela via.
Foram ao menos dois acionamentos para que os policiais comparecessem à avenida João Pinheiro. Ao chegarem no local, os militares tentaram negociar com a mulher, ordenando que ela largasse a arma. Apesar dos repetidos pedidos, a suspeita não obedeceu e continuou empunhando o facão. A situação se agravou quando a mulher tentou avançar contra os policiais, forçando os agentes a reagirem.
Devido a agressividade do ataque, os militares não utilizaram armas de choque. A suspeita foi baleada com pelo menos três tiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimá-la, inclusive utilizando um desfibrilador. mas a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A perícia técnica da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) também foi acionada e compareceu à avenida João Pinheiro para os trabalhos de praxe.