Site icon DeFato Online

Natal de Jesus

Natal de Jesus

Foto: Reprodução

Celebrar o Natal é celebrar o Nascimento de Jesus. Um Deus que se faz presente junto de cada um de nós. Infelizmente, no mundo de hoje, muitas vezes, Jesus está em segundo plano, pois fica ofuscado pelas luzes do consumismo, dos comes e bebes da ceia de Natal e pelo Papai Noel, que, em muitos lares, ocupam o lugar do Menino Deus.

Muitas vezes, o mundo está envolto nas trevas das guerras, nas divisões, nas discórdias, na intolerância, no ódio e na injustiça, entre outros acontecimentos. O desamor, tão presente em todos os tempos, produz dor, tristeza, desolação e morte.

Tendo como referência a proposta do Papa Francisco, na comemoração festiva dos oitocentos anos da montagem do primeiro presépio, montado por São Francisco de Assis, o mais importante dos enfeites de Natal em nossas casas é o Presépio. Este foi feito com gosto e simplicidade, dando a alegria às crianças de nele depositarem a imagem do Menino Jesus.

Em sua casa há um presépio? Você conhece o significado da palavra presépio?

O Presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele fez o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo que Jesus Cristo havia nascido.

O objetivo de São Francisco era mostrar o valor do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e aos colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

As figuras do presépio e seu significado:

Deixe brilhar a luz de Cristo, com atitudes luminosas coerentes com o brilho do Natal. Que seu coração seja a Manjedoura que acolhe o Menino Jesus e que Ele faça você ser melhor para testemunhar a Boa Nova do Reino, da justiça, do amor e da paz!

“Natal, tempo de amor e perdão. Que a luz do amor de Jesus seja constante em sua vida”. Desejo a você e à sua família um Natal Santificado e Feliz!

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version