Neidson Freitas critica telefonia móvel e cobra maior discussão sobre o serviço em Itabira

Segundo o vereador, os sinais 3G e 4G não funcionam em diversas áreas da cidade e, por isso, as telefonias devem ser cobradas pela melhoria do serviço

Neidson Freitas critica telefonia móvel e cobra maior discussão sobre o serviço em Itabira
Neidson Freitas cobre melhoria no sinal da telefonia móvel em Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A instalação de antenas 5G em Itabira foi discutida na última reunião ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na terça-feira (24). Na ocasião, o projeto de lei 32/2022, de autoria do prefeitura Marco Antônio Lage (PSB), que prevê o licenciamento de Estação de Transmissão de Radiocomunicação (ETR) para a nova tecnologia, foi colocado em votação. Porém, Neidson Dias Freitas (MDB) pediu vista à matéria e cobrou maior compromisso das empresas de telefonia móvel com a prestação de serviço no Município.

O emedebista elogiou a iniciativa do governo Marco Antônio Lage (PSB) em se antecipar às novas tecnologias, que são importantes para o desenvolvimento local. Porém, ressaltou que Itabira enfrenta defasagem na disponibilização do sinal 3G e 4G, que não funciona em diversas áreas da cidade. Dessa forma, o vereador defende uma discussão ampla com as empresas responsáveis pela telefonia móvel para que haja maior comprometimento em melhorar essa prestação de serviço no Município.

“É muito importante o nosso Município se ater a essas questões das novas tecnologias, pois ainda estamos muito atrasados. Vou solicitar vista ao projeto baseado de que em nossa cidade não funciona sequer o 3G e o 4G. As operadoras precisam vir dar uma explicação, assumir um compromisso com a nossa cidade. A nossa realidade é um distrito industrial que não pega celular; o bairro chapada foi uma luta para conseguir [sinal] para celular; vários pontos da zona rural em que a população não tem acesso a internet por falta de sinal; e não precisamos ir longe, aqui na Câmara, que é no centro da cidade, temos dificuldade de sinal”, avaliou Neidson Freitas.

“Eu entendo ser muito importante o projeto, mas quero dizer aos colegas vereadores que temos que avaliar esse projeto com mais atenção, pois é um momento importante para que as empresas se comprometam com o itabirano para fornecer um serviço digno. Hoje a nossa cidade não funciona adequadamente, não tem internet disponível em todos os bairros. (…) Eu entendo que isso é motivo suficiente para uma audiência pública para ser melhor discutido. Vou analisar o projeto para tentar propor uma emenda para obrigar essas empresas a dar o mínimo de contrapartida para que o 3G e 0 4G funcionem em Itabira”, completou Neidson Freitas.

Devido ao pedido de vista, o projeto de lei 32/2022 foi retirado da pauta de votação da última semana. Mas retorna ao plenário da Câmara Municipal de Itabira na tarde desta terça-feira (31), quando pode ser votado pelos parlamentares.

Entenda

O projeto de lei “estabelece procedimentos para licenciamento e instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) no Município de Itabira, autorizados e/ou homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)”.

A proposta foi defendida pelo líder de governo, Júber Madeira (PSDB). Ele argumentou que a tecnologia 5G poderá trazer benefícios para a infraestrutura municipal. Além disso, destacou que a aprovação desse projeto faz com que Itabira se antecipe a esse processo de modernização da telefonia.

“Com a aprovação dessa proposta, Itabira se tornará uma das três primeiras cidades de Minas Gerais a regulamentar a tecnologia 5G. Essa tecnologia que, entre várias vantagens, tem maior compartilhamento do sinal de internet sem perda de velocidade. Itabira entrará, a partir desse licenciamento, no mundo da internet das coisas, conectando à internet diversos equipamentos. Também permite maior número de dispositivos conectados e maior capacidade de partilha de informações”, afirmou Júber Madeira.

Neidson Freitas critica telefonia móvel e cobra maior discussão sobre o serviço em Itabira
Júber Madeira explicou a importância da tecnologia 5G – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Sobre o 5G

O 5G torna as conexões mais rápidas, eficazes e capazes, o que garante um tráfego de rede melhor — sobretudo em ambientes com grande fluxo de pessoas, como grandes cidades, estádios esportivos e áreas de show. Também assegura conexão com baixa latência, o que permite que carros inteligentes, grandes maquinários e outras tecnologias se movimentem com segurança e se localizem sem falhas, devido a resposta eficiente da conexão.

Além disso, o 5G também está relacionado com a internet das coisas, fazendo com que um grande número de máquinas se comuniquem em tempo real, com latência baixa e em grande escala.

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira da última semana? Então confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão plenária:

Quer acompanhar as reuniões da Câmara Municipal de Itabira? O portal DeFato transmite ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as sessões do Legislativo. Para assistir basta acessar o nosso canal oficial no YouTube.