Site icon DeFato Online

Netanyahu pede à Rússia proteção para israelenses

Netanyahu pede à Rússia proteção para israelenses

Foto: Reprodução

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, emitiu comunicado na noite deste domingo (29) afirmando esperar que as autoridades russas protejam os cidadãos israelenses e judeus no país. Um aeroporto na cidade de Makhatchkala, capital da República do Daguestão, foi fechado depois que um grupo de pessoas tentou invadir o espaço para agredir passageiros judeus israelenses que desembarcariam em um dos terminais.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram manifestantes com a bandeira da Palestina invadindo o saguão do aeroporto na intenção de agressão aos judeus. Diante da situação, os israelenses que vinham de Tel Aviv foram direcionados para outras pistas de pouso.

Em nota, Netanyahu disse: “Israel espera que as autoridades russas, responsáveis pela aplicação da lei, protejam a segurança de todos os cidadãos israelenses e judeus, onde quer que estejam, e atuem contra os desordeiros e contra o incitamento selvagem dirigido contra os judeus”.

O presidente ucraniano Volodymiyr Zelensky classificou como terríveis os vídeos da invasão e tentativa de agressão pela turba russa, que mostram os simpatizantes pró- palestinos tentando atacar passageiros israelenses. “Esse não é um incidente isolado, mas sim parte da cultura generalizada de ódio da Rússia contra outras nações”, delcarou.

Zelensky, que é judeu, acusou Putin e Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores, de usarem insultos antissemitas. “O antissemistismo russo e o ódio contra outras nações são sistêmicos e profundamente enraizados. O ódio é o que impulsiona a agressão e o terror”, disse.

O aeroporto teve que ser fechado temporariamente. O Daguestão é uma república de maioria islâmica que faz parte da Federação Russa e a multidão era formada em sua maioria por expatriados palestinos.

Exit mobile version