Site icon DeFato Online

Nilmário Miranda lança livro em Monlevade em evento marcado por especulações sobre as eleições 2020

Nilmário Miranda lançou seu livro "Histórias que vivi na História" em João Monlevade - Foto: Cíntia Araújo/DeFato Online

Um grupo de pelo menos 50 monlevadenses prestigiou na noite de terça-feira (6) o lançamento do livro “Histórias quer Vivi na História”, do jornalista, ex-ministro e ex-deputado Nilmário Miranda, do PT de Minas Gerais. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal).

No livro, Nilmário faz um balanço dos avanços e retrocessos das conquistas sociais no Brasil, sobretudo a partir da Constituição de 1988. Destaca a participação do PT e de outros partidos de esquerda na redução das desigualdades e da injustiça, mas não deixa de reconhecer erros políticos desses grupos, o que contribuiu para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. classificado pelo ex-ministro como “golpe parlamentar de 2016”.

Articulações no campo do PT

Railton e Láercio ficaram próximos durante reunião e conversaram muito durante todo o encontro – Foto: Cíntia Araújo/DeFato Online

Entre os presentes, estavam os médicos Railton Franklin Silva (PDT) e Laércio Ribeiro (PT), que formaram chapa em 2016 e perderam por diferença de 126 votos para a atual prefeita, Simone Moreira (PSDB). Nos bastidores políticos, cogita-se a intenção dos partidos de esquerda de repetirem a chapa. Railton e Laércio nem confirmam nem negam a pré-candidatura, mas, no evento, sentaram-se próximos e conversaram bastante.

No mesmo campo do PT, também foi notada a ausência do vereador Belmar Diniz (PT), que está em seu terceiro mandato pela sigla. Ele já declarou sua vontade em disputar uma vaga para o Executivo. Como ninguém presente justificou a ausência do vereador ou mencionou seu nome, o fato suscitou especulações, uma vez que, como informado com exclusividade pelo portal DeFato Online, Belmar participou de uma reunião na última semana com o coordenador político do Avante, Fernando Rolla, e com o vereador Guilherme Nasser (PSDB).

Outro ponto importante de frisar é que partidos considerados neutros e de oposição ao governo da prefeita Simone Carvalho Moreira vêm articulando uma união para ter mais chance de vencer nas eleições 2020. O médico Luiz Amaral, que é ex-vereador e filiado ao PCdoB, reforçou isso em sua fala. “É preciso que deixemos de olhar para nosso umbigo e pensar no coletivo. Unidade é a palavra para fazermos um prefeito e a maioria lá na Câmara”, citou o médico.

O ex-ministro fez uma espécie de bate-papo com os presentes – Foto: Cíntia Araújo/DeFato Online

Estratégia é acolher opositores ao Bolsonaro

Nilmário Miranda aproveitou o momento para apresentar uma análise da conjuntura política do país sob o comando de Jair Bolsonaro. Para ele, é importante que o PT tenha a consciência de que é preciso acolher os opositores ao atual governo, mesmo que sejam aqueles que votaram no atual presidente. “Sempre tivermos a capacidade de dialogar, de debater, de analisar. Precisamos resgatar isto, acolher as pessoas e cada um de nós sermos a mídia necessária para reconstruir nossas forças”, disse.

Na análise de Nilmário, a elite brasileira usa a figura de Bolsonaro e, quando este não for mais útil, irá retirá-lo do cenário político. “Assim como fizeram conosco [o PT e Lula]. Com golpes. A diferença é que agora usam o sistema jurídico como golpe. Querem ganhar da gente, do Lula? Que seja por meio da democracia, com votos. Até hoje não se sabe o que Lula fez para ser preso”, opinou Nilmário, lembrando que, quando deputado, votou a favor do instituto da delação premiada. “Chamo de colaboração premiada. Agora usam o Palocci, que como recompensa pelo que declarou ficou com R$30 milhões dos R$80 milhões que roubou. Cretino e sem caráter”, destacou o jornalista.

SERVIÇO

Livro: “Histórias que Vivi na História”

Autor: Nilmário Miranda

Gênero: Biografia

Páginas: 320

Editora: Geração Editorial

 

Exit mobile version