Renata Covas, mãe do ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, falecido em 2021 vítima de um câncer, enviou, nesta quinta-feira (13), carta de desfiliação à diretoria do PSDB, coincidentemente, no dia em que o apresentador José Luiz Datena (PSDB) foi indicado como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
Renata Covas apoia a reeleição de Ricardo Nunes (MDB), que foi vice-prefeito na gestão do seu filho frente à prefeitura da capital paulista.
Seu irmão, Mário Covas Neto, que estava no lançamento do apresentador, está cotado como vice em sua chapa.
Também o ex-ministro das Relações Exteriores do governo Michel Temer, Aloysio Nunes, histórico militante do PSDB, pediu a desfiliação também na quinta-feira (13). Aloysio queria que o partido apoiasse a reeleição de Nunes, em cuja gestão foi presidente da SP Negócios.
Durante o lançamento do nome de Datena, o presidente municipal da legenda, José Aníbal (PSDB), disse ter proposto ao prefeito reeditar a aliança de 2020, mas, desta feita, com um tucano como vice. “Não consideraram a nossa proposta” disse.
O favorito a vice na chapa de Ricardo Nunes é o bolsonarista e ex-coronel da Rota, Ricardo de Mello Araújo (PL), que foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem Nunes mantém estreito relacionamento.
Datena foi para o PSDB numa articulação de Tábata Amaral (PSB). Coordenador da pré-campanha de Tábata, Orlando Faria foi indagado se também deixaria o PSDB, e disse que “ainda não”.
“Acredito que ainda possa haver mudanças no cenário. Até as convenções, muita coisa pode acontecer. O centro democrático precisa ser unido”.
Datena conta com respaldo de Aécio Neves e Marconi Perillo, presidente do PSDB, que também foram ao evento. No entanto, uma ala do partido promete tentar impedir a candidatura do apresentador quando o assunto for apresentado no âmbito da federação PSDB-Cidadania e na convenção partidária, que se dará entre 20 de julho a 5 de agosto.
O grupo contrário é liderado pelo ex-presidente municipal Fernando Alfredo, que ainda quer que o partido se alie ao atual prefeito sob argumento de que sua gestão é uma sequência da gestão Bruno Covas.
Uma das ausências notada no lançamento da pré-candidatura Datena, foi a do presidente da federação PSDB-Cidadania em São Paulo, Duarte Nogueira, que justificou afirmando ter compromissos inadiáveis de inauguração e assuntos locais da cidade de Ribeirão Preto, onde é prefeito.