No centenário do rádio, confira dados sobre um dos principais meios de comunicação do país
Levantamento do Kantar Ibope traçou o perfil dos ouvintes
Em 2022, é celebrado o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil. Marcado por atingir todas as camadas sociais, o meio de comunicação é um dos mais populares do país e se reinventou ao longo das décadas. Hoje, é possível ouvir rádio pelo computador, celular e, claro, o bom e velho radinho de pilha.
Para celebrar o centenário e valorizar a importância histórica do meio de comunicação, o instituto Kantar Ibope divulgou uma pesquisa com o perfil dos ouvintes no Brasil. Ao todo, 83% dos brasileiros tem o rádio em seu dia a dia. Confira, logo abaixo, alguns destes números.
A data é tão importante que nessa terça-feira (27), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, foi realizado um evento reunindo importantes emissoras de rádio. A Rádio Caraça e o Grupo DeFato marcaram presença na cerimônia.
Características relacionadas ao rádio mais marcantes ao longo da vida:
- 57% informação
- 55% emoção (música, esportes, religião)
- 38% companheirismo
- 35% diversão
Percentual de ouvintes no país:
- O rádio é ouvido por 83% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas (aumento de três pontos percentuais em relação a 2021)
- Cada ouvinte passa 3h58m ouvindo rádio por dia
Perfil dos ouvintes:
- 53% são do sexo feminino
- 47% são do sexo masculino
Classes sociais:
- Classe AB: 39%
- Classe C: 46%
- Classe DE: 15%
Por idade:
- 10 a 19 anos: 15%
- 20 a 29 anos: 18%
- 30 a 39 anos: 19%
- 40 a 49 anos: 17%
- 50 a 59 anos: 14%
- 60 anos ou mais: 18%
Onde ouvem?
- 63% dos pesquisados ouvem rádio em casa;
- 30% no carro;
- 12% em outros locais;
- 9% no trajeto;
- 3% no trabalho;
Por onde ouvem?
- 80% ouvem pelo rádio comum
- 26% pelo celular
- 4% outros equipamentos
- 3% pelo computador
Por que ouvem?
- 49% para ouvir música
- 43% para fazer companhia
- 31% para consumir notícias de forma rápida
Rádio na Web:
– Entre os ouvintes de rádio na web, o tempo médio de consumo é 2h45min.
– 7,4 milhões das pessoas nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouviram rádio web nos últimos 30 dias
Perfil dos consumidores de rádio web:
50% são do sexo masculino
50% são do sexo feminino
Classes sociais:
- Classe AB: 44%
- Classe C: 41%
- Classe DE: 15%
- 10 a 19 anos: 7%
- 20 a 29 anos: 18%
- 30 a 39 anos: 22%
- 40 a 49 anos: 20%
- 50 a 59 anos: 16%
- 60 anos ou mais: 18%
Por onde ouvem:
- 70% ouviram pelo celular
- 30% pelo computador
- 9% em outros equipamentos
Consumo dial x consumo online
- Ápice do consumo dial: 5h da manhã
- Ápice do consumo online: 10h30
- Consumo parelho (dial e online): 14h00 a 15h30
Outras informações:
– Três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias
– Em comparação aos últimos seis meses, 58% dos ouvintes de rádio estão o ouvindo em maior ou na mesma quantidade
– 56% dos ouvintes de rádio confiam no meio para se manterem informados – crescimento de 20% em relação a 2017 e 2022
– 40% dos fãs de futebol ouvem o esporte na rádio