Site icon DeFato Online

No centenário do rádio, confira dados sobre um dos principais meios de comunicação do país

rádio

Foto: Arquivo DeFato

Em 2022, é celebrado o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil. Marcado por atingir todas as camadas sociais, o meio de comunicação é um dos mais populares do país e se reinventou ao longo das décadas. Hoje, é possível ouvir rádio pelo computador, celular e, claro, o bom e velho radinho de pilha.

Para celebrar o centenário e valorizar a importância histórica do meio de comunicação, o instituto Kantar Ibope divulgou uma pesquisa com o perfil dos ouvintes no Brasil. Ao todo, 83% dos brasileiros tem o rádio em seu dia a dia. Confira, logo abaixo, alguns destes números.

Evento nesta terça-feira (28), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, celebrou o centenário do rádio no Brasil.

A data é tão importante que nessa terça-feira (27), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, foi realizado um evento reunindo importantes emissoras de rádio. A Rádio Caraça e o Grupo DeFato marcaram presença na cerimônia.

Características relacionadas ao rádio mais marcantes ao longo da vida:

Percentual de ouvintes no país:

Perfil dos ouvintes:

Classes sociais:

Por idade:

Onde ouvem?

Por onde ouvem?

Por que ouvem?

Rádio na Web:

– Entre os ouvintes de rádio na web, o tempo médio de consumo é 2h45min.

–  7,4 milhões das pessoas nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouviram rádio web nos últimos 30 dias

Perfil dos consumidores de rádio web:

50% são do sexo masculino

50% são do sexo feminino

Classes sociais:

Por onde ouvem:

Consumo dial x consumo online

Outras informações:

– Três a cada cinco ouvintes escutam rádio todos os dias

– Em comparação aos últimos seis meses, 58% dos ouvintes de rádio estão o ouvindo em maior ou na mesma quantidade

– 56% dos ouvintes de rádio confiam no meio para se manterem informados – crescimento de 20% em relação a 2017 e 2022

– 40% dos fãs de futebol ouvem o esporte na rádio

Exit mobile version