Site icon DeFato Online

No dia do meio ambiente, Volta da Mata do Limoeiro celebra conexão do esporte com a natureza

No dia do meio ambiente, Volta da Mata do Limoeiro celebra conexão do esporte com a natureza

Foto: Victor Santos/DeFato

Mais de 200 corredores fizeram na manhã deste domingo (5) o trajeto de 8,5 km, composto por diversas árvores e trilhas, na tradicional Volta da Mata do Limoeiro, em Ipoema. O Parque Estadual Mata do Limoeiro voltou a receber o evento após três anos de suspensão por conta da pandemia.

Na categoria masculina, Hudson Charles do Nascimento, natural de Itabira, foi o grande campeão. Ao ser entrevistado pela equipe da DeFato, Hudson demonstrou muita alegria e entusiasmo no retorno da Volta.

“É a terceira vez que participo da competição e sou campeão. Eu já tenho experiência de corrida no cross, são 27 anos que pratico a modalidade. Aqui é uma das provas que eu mais gosto, pois testa nossa resistência. Também sou maratonista, o que me ajuda muito nessas competições. A natureza daqui me traz paz, oxigênio puro, conforto para correr”, enfatiza o campeão.

Sobre a preparação, Hudson destacou que a preparação para o evento já é com um tipo de prova parecida com a que encontra na Volta da Mata do Limoeiro.

“Treinamos com raízes no chão, obstáculos e em meio a natureza. Além disso, subidos, descidas e cascalho estavam no meio da caminho da nossa preparação”.

Hudson foi campeão pela terceira vez na competição                                                                                                                                           Foto: Victor Santos/DeFato

Recorde

No feminino, a itabirana Irene Paixão participou pela segunda vez da Volta da Mata do Limoeiro. Na primeira ocasião ficou em terceiro lugar e agora subiu no lugar mais alto do pódio.

“A gente tem que treinar sempre para melhorar nosso tempo. Hoje bati o recorde da prova feminina. Corro há mais ou menos cinco anos e treino, cada vez mais, para me superar em competições como essa. É um prazer estar aqui hoje”, disse Irene.

O gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral, demonstrou grande entusiasmo com o evento realizado.

“A sensação, primeiramente, é de alegria. É um projeto que tem um público diferenciado. Dentre todos os projetos do Parque, é o que mais permite que o itabirano possa conhecer o Parque. É um patrimônio natural de Minas que muitos não conhecem ainda. Todas as vagas esgotaram muito rápido. Temos que conscientizar as pessoas com o conhecimento, por isso é ótimo um evento como esse, para despertar a preservação”, diz Alex.

As mulheres estiveram em peso na Volta da Mata do Limoeiro. De acordo com Alex, mais de 160 mulheres participaram da competição.

Irene Paixão bateu o recorde da competição no feminino                                                                                                                                    Foto: Victor Santos/DeFato

Patrocínio

Neste ano, a corrida foi patrocinada pelo Grupo Belmont. Os primeiros colocados das voltas masculina e feminina receberam R$ 400,00. O diretor do grupo, Sérgio Ribeiro, destacou que o incentivo ao esporte é sempre uma das metas da empresa.

“Sempre é válido apoiar os atletas e a competição. É um reconhecimento também ao Parque Estadual Mata do Limoeiro. Eu também participei do evento, foi muito legal estar em contato com o local e a natureza. É uma parceria de sucesso e avaliamos como uma experiência bem interessante”, finaliza.

Exit mobile version