Site icon DeFato Online

Nova delegacia abrigará todos os serviços da Polícia Civil em Itabira

nova delegacia

Nova delegacia vem sendo construída no bairro Praia - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A partir do ano que vem, todos os serviços da Polícia Civil em Itabira serão reunidos em um único local. A nova delegacia vem sendo construída na avenida Cristina Gazire, no bairro Praia, pouco abaixo do Hospital da Unimed. De acordo com o delegado regional à frente da 3ª Delegacia de Polícia Civil, Helton Lopes Cota, mais de 50% das obras foram concluídos. A mudança já havia sido anunciada pela DeFato, em primeira mão, em novembro. Leia aqui!

 

A nova delegacia vai unificar os serviços existentes em uma estrutura moderna, oferecendo melhores condições de trabalho para os policiais, além de acessibilidade e conforto para quem precisa dos serviços. Hoje, a Delegacia de Plantão funciona no bairro Campestre, em um prédio emprestado pela Prefeitura, em condições precárias. Já a Delegacia de Trânsito funciona em um prédio alugado pela Prefeitura, na avenida Carlos Drummond de Andrade, no Centro. Por mês, os gastos com o aluguel chegam a R$ 12.500. A nova estrutura vem sendo construída por um empresário itabirano, em uma área de 5 mil m², e será alugada pela Prefeitura. 

“Esperamos ter essa nova sede no primeiro semestre de 2020, nessa parceria com a administração municipal, já que o Estado ainda atravessa uma crise. Sem a contribuição da Prefeitura de Itabira, com materiais, reparos de viaturas, aluguel e até recursos humanos no setor administrativo ficaria mais penoso nosso trabalho de investigação criminal. Aqui são cerca de 80 servidores, e a título de comparação, são 180 em Ipatinga, sede de nosso departamento,” disse o delegado.

Helton Cota é o delegado regional à frente da 3ª Delegacia de Polícia Civil, em Itabira – Foto: Thamires Lopes/DeFato

Produtividade

A 3ª Delegacia Regional, sediada em Itabira, obteve recentemente os melhores números das seis regionais ligadas ao 12º Departamento de Polícia Civil. A meta anual estipulada era de 3 mil pontos referente a produtividade. No entanto, até outubro, a 3ª DRPC havia alcançado 5.825 pontos, o que corresponde a 212% superior a meta.

No setor de habilitação, por exemplo, foram realizados 4.120 exames de legislação; 9.894 exames de direção (contando repetição); 1.050 exames para adição de categoria. Já no setor de trânsito foram emitidos 20.801 CRV, 3.453 CRLV, outros documentos somam 13.683, e 20.801 vistorias. 

O setor de identificação emitiu 6.073 carteiras de identidade, sendo 2.397 1ª via e 3.676 2ª via, e 750 atestados. Além disso, foram requisitadas 3.217 perícias e 3.046 laudos emitidos. Ao todo, a Polícia Civil cumpriu 122 mandados de busca e apreensão e prisão em toda a região.

Exit mobile version