Site icon DeFato Online

Nova etapa do Qualifica Itabira abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação

Nova etapa do Qualifica Itabira abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação

Fachada do Senai em Itabira - Foto: Arquivo DeFato

O programa Qualifica Itabira abre mais uma etapa de inscrições para cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento. Podem se inscrever jovens a partir de 16 anos, interessados em buscar conhecimento e aprimorar habilidades. As inscrições já estão abertas e os novos cursos têm início a partir do dia 6 de janeiro de 2025. Saiba de todos os detalhes sobre os cursos no link: https://forms.gle/7mBPBxNobvxWEfDe9.

Nesta etapa, estão disponíveis cursos de qualificação como Usinagem em Comando Numérico e Montagem de Sistema Fotovoltaico. Já os cursos de aperfeiçoamento desta etapa são Excel, Instrumentação Individual, Soldagem no Processo TIG, Desenho Assistido por Computador e Fluência Digital.

As vagas são limitadas e 30% delas são destinadas a usuários do CadÚnico, em uma parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Assistência social. O aluno que se enquadra no perfil de vulnerabilidade social pode procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de origem para se candidatar a uma das vagas.

O candidato deve ficar atento ao edital, onde está especificado os requisitos para cada curso oferecido.

Qualifica Itabira

O programa Qualifica Itabira é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A iniciativa visa a qualificação com cursos gratuitos nas modalidades profissionalizantes, técnicos, aperfeiçoamento, iniciação e qualificação. Os cursos são gratuitos, capacitando mão de obra especializada para gerar emprego e renda aos jovens a partir de 16 anos.

No total, foram disponibilizados 45 cursos e cerca de 900 vagas até 2025. As aulas tiveram início em abril de 2023. O aprendizado é formado por Trilhas de Conhecimento nas áreas de tecnologia, metalmecânica, alimentos, gestão e indústria 4.0.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.

Exit mobile version