Site icon DeFato Online

Nova feira de Itabira: obras reiniciam após o Carnaval e entrega é prevista para princípio de maio

As obras de construção da nova estrutura da Feira do Produtor Rural de Itabira, no bairro Esplanada da Estação, serão retomadas após o Carnaval. A informação é do secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, em entrevista à DeFato Online. Ele adiantou que a previsão é de que o espaço seja entregue aos produtores rurais e à comunidade até o início de maio.

O prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) visitou o local e autorizou a retomada das obras, porém, de forma mais simplificada, com alterações no projeto inicial, e dentro da atual realidade financeira do município. Inicialmente orçado em aproximadamente R$ 640 mil, no início do ano passado o projeto passou por algumas adaptações. De acordo com o secretário, dentre as alterações, a cada cinco tendas, serão plantadas árvores, para que num curto espaço de tempo haja sombreamento. Quando as copas dessas árvores se entrelaçarem, formarão um corredor sobre a feira. “Plantarão antes de iniciar as obras. Dentro de aproximadamente 15 dias, cerca de 15 a 20 árvores serão plantadas”, comentou.

A área possui aproximadamente 6 mil metros e no local haverá sanitários masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais, além de um pequeno espaço para palco e uma pista com calçamento em bloquete. Ao invés dos atuais contêineres usados pelos feirantes, estão sendo feitos depósitos para dar suporte aos agricultores. Como no local há alguns bares, uma das propostas é criar uma separação entre a parte desses comércios e as barracas de vendas de alimentos.

“Do ponto de vista social, é emprego para as pessoas da área rural poderem vender seus produtos diretamente, sem intermediários. Do ponto de vista urbanístico, são dois: o primeiro, é que nós vamos liberar mais uma rua na cidade, que hoje é ocupada em dia de grande movimento. E outro é que a feira ficará em um espaço fixo e permanente, onde não irá impactar no cotidiano da cidade quando houver algum evento”, disse, lembrando que o local também poderá ser utilizado à noite, nos dias da semana.

Segundo o secretário, os produtores que atuam no local já foram ouvidos pelo governo. A Secretaria de Agricultura se reuniu com mais de 30 representantes para discutir a forma de gestão do espaço futuramente.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”44″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”770″ gallery_height=”570″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”Galeria de fotos” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Exit mobile version